IA: Seguradoras rejeitam inclusão em lista de alto risco

  • ECO Seguros
  • 8 Dezembro 2022

A Insurance Europe critica a inclusão do setor segurador na lista de alto risco de Inteligência Artificial da UE. Citam duplicação de parâmetros e bloqueio à inovação.

O Conselho da UE incluiu o setor segurador numa lista de casos de utilização de alto risco na sua abordagem geral da Lei de Inteligência Artificial (IA), adotada na passada terça-feira.

“Deveria ter sido realizada uma avaliação de impacto para avaliar se o quadro regulamentar e de supervisão existente já aborda adequadamente os riscos potenciais decorrentes da utilização de AI nos seguros”, afirmou William Vidonja, chefe de conduta e de negócios da Insurance Europe.

William Vidonja, chefe de conduta e de negócios da Insurance Europe, afirmou: “As seguradoras europeias desejam expressar o seu desapontamento com a decisão do Conselho. Com exceção de um caso de utilização restrita, relacionado com componentes de segurança em infraestruturas digitais, o seguro é o único setor incluído pelo Conselho na lista de alto risco do Anexo III sem que tenha sido efetuada qualquer análise ou avaliação de impacto adequada. Esta decisão vai contra os objetivos da agenda “Legislar Melhor” da UE e não promove a elaboração de políticas comunitárias baseadas em provas”.

O líder apontou: “as seguradoras já estão a utilizar a IA para melhorar o serviço ao cliente, aumentar a eficiência, fornecer uma maior perceção das necessidades do cliente e melhorar a deteção de fraudes. Estão também sujeitos a um forte quadro regulamentar da UE em termos de regras prudenciais e de conduta de negócios. Isto é complementado por quadros nacionais e requisitos legais da UE numa vasta gama de diferentes áreas, tais como os direitos fundamentais e a proteção de dados. Além disso, estão sujeitos a uma supervisão rigorosa por parte das autoridades de supervisão”, acrescentou ele.

Vidonja concluiu: “Deveria ter sido realizada uma avaliação de impacto para avaliar se o quadro regulamentar e de supervisão existente já aborda adequadamente os riscos potenciais decorrentes da utilização de AI nos seguros. Isto teria evitado inconsistências e duplicação de regras que só dificultam a inovação, sem trazer qualquer benefício para os consumidores”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IA: Seguradoras rejeitam inclusão em lista de alto risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião