Vice-presidente grega do Parlamento Europeu foi detida

  • Joana Abrantes Gomes
  • 9 Dezembro 2022

A detenção ocorre na sequência de uma investigação sobre corrupção que envolve o Qatar, anfitrião do Mundial 2022, depois de outros quatro suspeitos terem sido detidos no início desta sexta-feira.

A vice-presidente do Parlamento Europeu e eurodeputada grega socialista, Eva Kaili, foi detida esta sexta-feira à noite, em Bruxelas, na sequência de uma investigação sobre alegada corrupção que envolve o Qatar, país anfitrião do Mundial 2022, avança a agência noticiosa France-Presse.

No início desta sexta-feira, outros quatro suspeitos já haviam sido detidos para serem interrogados pela polícia belga, sendo Eva Kaili companheira de um deles, segundo uma fonte próxima do caso adiantou à AFP. O procurador federal da Bélgica anunciou as primeiras detenções depois de terem sido encontrados 600 mil euros em dinheiro durante as 16 buscas realizadas em Bruxelas, uma das quais ao apartamento da eurodeputada.

As autoridades não revelaram as identidades dos suspeitos nem o nome do país envolvido na investigação ao alegado lóbi ilegal para influenciar decisões políticas, dizendo apenas que se trata de um “Estado do Golfo”. No entanto, uma fonte próxima do caso confirmou a notícia avançada pelo jornal belga Le Soir de que a investigação se concentra em suspeitas de tentativas do Qatar para corromper um socialista italiano que foi membro do Parlamento Europeu entre 2004 e 2019.

O jornal grego I Kathimerini noticia ainda que Eva Kaili, eurodeputada dos Socialistas & Democratas pelo PASOK, foi expulsa do partido de centro-esquerda grego. “Na sequência dos últimos desenvolvimentos e da investigação das autoridades belgas sobre a corrupção de funcionários europeus, a eurodeputada do PASOK Eva Kaili foi expulsa do partido por decisão do presidente Nikos Androulakis,” anunciou o partido.

(Notícia atualizada pela última vez às 20h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vice-presidente grega do Parlamento Europeu foi detida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião