BCE deverá aumentar taxa de juro em 50 pontos base na próxima semana

  • ECO
  • 10 Dezembro 2022

Apesar dos sinais de recessão na Zona Euro, o banco central de Christine Lagarde vai continuar a subir as taxas de juro para controlar a escalada da inflação.

O Banco Central Europeu (BCE) deverá aumentar a taxa de depósitos em 50 pontos base para 2% na próxima semana, apesar de a economia da Zona Euro estar a caminho de uma recessão, de acordo com uma sondagem realizada pela agência Reuters junto dos analistas.

Desde que começou a sua campanha contra a escalada da inflação, em julho, o banco central liderado por Christine Lagarde já aumentou as taxas ao ritmo mais elevado de sempre, tendo subido já em 200 pontos base a sua taxa de depósito, elevando-a para 1,5%.

De acordo com a sondagem da Reuters, os bancos irão assim passar a ganhar 2% nos depósitos no banco central depois da reunião que está marcada para quinta-feira, a taxa mais elevada desde 2009. A taxa de refinanciamento também irá registar uma subida de 50 pontos para 2,5%.

Dos 60 economistas sondados, dois admitiram que o BCE poderá mostrar-se mais cauteloso e sete apostam que a autoridade monetária vai adotar uma abordagem mais agressiva, ou seja, aumentar os juros em 75 pontos base, como na anterior reunião de outubro.

A semana fica ainda marcada pela reunião da Reserva Federal norte-americana, que deverá também aumentar as taxas diretoras em 50 pontos base na quarta-feira, depois de quatro reuniões em que anunciou aumentos de 75 pontos base.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE deverá aumentar taxa de juro em 50 pontos base na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião