Corretora britânica Elmore faz de Portugal a base na União Europeia

  • ECO Seguros
  • 12 Dezembro 2022

O escritório em Cascais é a rampa de lançamento dos negócios da Elmore no espaço da União Europeia. É corretora Lloyd's e quer ser líder na captação de seguros tecnológicos e para fintech.

A corretora britânica Elmore está em lançamento em toda a Europa a partir de Portugal, mudando recentemente a sua sede da Avenida Casal Ribeiro em Lisboa para um novo escritório em Cascais. É lá que a corretora credenciada na Lloyd’s of London vai partir para todos os mercados da União Europeia. Criada em 2015 por Simon Gilbert, um ex-Howden que tem uma tradição familiar de 100 anos de seguros no Reino Unido, a Elmore EU foi a extensão natural após o Brexit, quando as companhias britânicas precisaram de uma sede dentro da União para prosseguir negócios na Europa.

Francisco Monteiro: “temos muitas alternativas de seguradoras e sindicatos Lloyd’s para encontrar soluções para os nossos clientes”.

A Elmore define-se como uma intermediária de seguros especializada em novos riscos como tecnologia, negócios fintech e Web3 e tornou-se a primeira corretora de seguros estrangeira a ser licenciada em Portugal pela Lloyd’s, o principal marketplace mundial para riscos comerciais, corporativos e de especialidade.

Antes, em Portugal, a corretora MDS tinha esse estatuto de broker, enquanto Innovarisk, Hispania Global, IBEX, Nuvu e Tempo Metro, detêm estatuto de coverholder, semelhante a MGA (managing general agent) junto da Lloyd’s.

“Começámos a Elmore em Portugal como agentes”, explica Francisco Monteiro, diretor geral da companhia na União Europeia, “quando ambicionámos crescer e tornarmo-nos brokers Lloyd’s fomos obrigados a ser igualmente corretores em Portugal”.

Simon Gilbert, o fundador da Elmore em 2015, quer ser líder de mercado na UE em tecnologia e negócios fintech.

Este ano a Elmore espera aumentar o seu negócio 300% sobre o obtido no ano passado que foi de 160 mil euros de faturação. A casa mãe em Londres continua ainda o grande motor com 25 milhões de euros de prémios subscritos para este ano, todos provenientes de seguros de empresas, a Elmore é 100% b2b.

Neste momento a corretora concentra-se em produtos de responsabilidade civil (RC) profissional, cibersegurança, D&O (RC diretores e administradores) e Seguros para crime, No entanto, Francisco Monteiro lembra que a empresa dispõe de uma grande equipa especializada em outras linhas de negócio. “Temos conhecimento e experiência para responder a todas as solicitações”, afirma.

Para distribuir produtos a Elmore conta com corretores locais em toda a Europa, hubs tecnológicos e referências de atuais clientes para conquistar novos.

Colocará seguros na Lloyd’s a partir de agora, “daí que termos esta licença era muito importante para nós”, diz Francisco Monteiro, “significa que agora temos muitas alternativas de seguradoras e sindicatos (syndicates) Lloyd’s para encontrar soluções para os nossos clientes”, conclui.

Para o fundador Simon Gilbert a área tecnológica é caminho seguro: “com o novo escritório em Cascais e a licença para operar na União Europeia concedida pela Lloyd’s, e com a nossa forte colaboração com parceiros do setor fintech como a Fintech House Portugal, Fintech Belgium e LHoFT Luxembourg, a Elmore pode proteger os novos modelos de negócio”, diz acrescentando que por isso “o nosso objetivo é sermos líderes de mercado na UE em tecnologia e negócios fintech”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corretora britânica Elmore faz de Portugal a base na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião