Fed abranda o ritmo para chegar mais longe. Juros a caminho dos 5%premium

A descida da inflação em novembro valida a estratégia da Fed em subir os juros de forma menos agressiva. Mas o ciclo de aperto da política monetária ainda não terminou.

Depois de quatro subidas consecutivas de 75 pontos base na taxa de juro e um aumento acumulado de 375 pontos base (3,75 pontos percentuais) no espaço de oito meses, a Reserva Federal vai esta quarta-feira abrandar o ritmo no aperto da política monetária, mas também repetir que está ainda longe de combater a subida da inflação com agravamento de juros. A visão quase consensual dos economistas aponta para o anúncio de uma subida de 50 pontos basepor parte do Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês). A confirmar-se, o órgão que define os juros nos Estados Unidos colocará a taxa em 3,25%-4,5%, o que representa o nível mais elevado desde 2007. Este abrandamento da Fed era já aguardado há algum tempo e ficou claro em dois momentos recentes. Primeiro quando foi anunciado

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.