José António Sousa, consultor independente de empresas que foi CEO da Liberty em Portugal durante 15 anos, explica o que faz pessoalmente para melhorar a sua carteira de seguros.
José António Sousa foi CEO da Liberty em Portugal durante 15 anos e, antes, percorreu México, Venezuela, Suíça e Espanha, nas seguradoras Gerling e Zurich. Agora é consultor independente de empresas, também de seguros, e aproveita a sua experiência para lidar melhor com os seus seguros pessoais. Focando mais o seguro automóvel, explica como faz em entrevista a ECOseguros.
Os preços das apólices podem variar muito?
Os modelos de pricing das seguradoras, mais do que nunca, dão variações de preços estapafúrdios e que, aos olhos de quem não tem acesso aos bastidores do raciocínio matemático e de underwriting por detrás dos mesmos, assentes na experiência e nos resultados de carteira que cada seguradora tem, podem resultar em valores incompreensíveis. Isto é, muito altos, mas também frequentemente muito baixos.
Porquê essa variação?
Há companhias que privilegiam a captação de clientes novos, em detrimento dos clientes leais e fiéis que têm em carteira, ignorando que estão a dar um tiro no próprio pé. Sei de casos em que o agente, para um cliente já existente e que recebeu um aumento de prémio considerado excessivo, anula a apólice e reemite uma nova para o mesmo cliente. A mesma pessoa, o mesmo risco que já estava em carteira, e que tinha recebido um aviso de aumento de prémio incompreensível da seguradora, de repente passa a pagar até menos do que estava a pagar anteriormente! Por incrível que pareça, isto existe e é possível. Só não me perguntem como é feito…
É possível aumentar a proteção sem custos e não ter surpresas quando ocorre um sinistro?
Poupar nos seguros nem sempre significa gastar menos. Pode-se gastar um pouco menos no prémio do seguro, e “pagar” depois muito mais perante um sinistro. O aumento da franquia, é uma solução que a esmagadora maioria dos clientes recusa, preferindo franquia zero, mesmo pagando mais. Ter 2% ou 4% de franquia fazem uma diferença gigantesca quando, no seguro automóvel, as peças e o arranjo da parte eletrónica cada vez mais presente nos veículos atuais têm custos estratosféricos. Aquilo que diz “aumentar a proteção sem custos e não ter surpresas na ocorrência de um sinistro” é um paradoxo, com uma única exceção: mudar de seguradora. E, para o fazer, é imprescindível consultar um bom mediador de seguros da praça, preferentemente nas cercanias do lugar de residência, e estabelecido nesse local há muitos anos.
A época económica que vamos viver em 2023 obriga a escolhas…
A época terrível que vivemos, com custos acrescidos para as famílias, não deveriam levar a poupar nos seguros. É preferível, se é necessário poupar, encostar o carro ou racionalizar fortemente o seu uso, diminuindo custos de manutenção e de consumo de combustíveis, a reduzir 20 ou 30 euros na apólice de seguro auto, retirando coberturas. Pedir ao agente que verifique os preços da cobertura ótima para o caso particular em várias seguradoras é a melhor forma de poupar mantendo o nível de coberturas.
Como agiu no seu caso pessoal?
Por exemplo, o meu agente, fazendo uma consulta ao mercado em 3 ou 4 das seguradoras mais reputadas pelo seu serviço pós-venda, conseguiu para a mesma cobertura, com danos próprios, uma variação de 40% entre o preço mais caro e o mais barato para o meu perfil de risco pessoal. Portanto, o principal conselho é procurar um agente pessoalmente e estudar em conjunto com ele todos os seguros em carteira, procurando formas de reduzir custos.
Tem um conselho principal a dar?
Só tenho um conselho a dar. Os segurados mostram um grau de iliteracia financeira assustador nesta área automóvel em especial, focalizando-se exclusivamente na procura de um preço menor à custa frequentemente da compra do nível de proteção e cobertura errados, o que só descobrem quando chega o “momento da verdade”, a ocorrência de um sinistro. o meu conselho, e só aconselho aquilo que eu próprio faço, é : visitem o vosso agente de seguros e, se não têm um, tratem de o arranjar de imediato.
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José António Sousa: “Visitem o vosso agente de seguros ou tratem de arranjar um de imediato”
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