Empresas criadas para vistos gold duram poucos anos

  • ECO
  • 28 Dezembro 2022

Fundadores de empresas liquidadas menos de cinco anos depois de terem sido constituídas perderam os vistos de residência, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Em dez anos, os 22 vistos gold concedidos para a criação de um número mínimo de dez postos de trabalho, uma das modalidades previstas no regime de autorização de residência para investimento (ARI), resultaram na criação de 280 empregos.

No entanto, estas empresas acabaram por mudar de mãos ou mesmo por ser liquidadas ao fim de poucos anos depois de terem sido constituídas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) diz que estes detentores perderam os vistos, entretanto, adianta a edição desta quarta-feira do jornal Público (acesso condicionado).

Em 16 empresas que foram criadas, duas foram constituídas muito antes da entrada em vigor do programa de vistos gold, uma mudou de mãos, não sendo certo o que aconteceu ao fundador, e outras quatro já foram liquidadas (três das quais menos de cinco anos depois de terem sido constituídas, o período mínimo de investimento exigido para a manutenção da autorização de residência).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas criadas para vistos gold duram poucos anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião