Gasolina sobe 5,5 cêntimos e gasóleo sobe 0,5 na próxima semana

Na segunda-feira, quando for abastecer a sua viatura deverá passar a pagar 1,612 euros por litro de gasóleo simples e 1,655 euros por litro de gasolina simples 95.

Os combustíveis vão voltar a subir na próxima semana. O aumento mais significativo é o da gasolina que sobe 5,5 cêntimos ao passo que o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá subir apenas 0,5 cêntimos, avançou ao ECO fonte do setor.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,612 euros por litro de gasóleo simples e 1,655 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes preços já têm em conta a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Assim, durante o mês de dezembro, o efeito de mecanismo de compensação aplicado em dezembro levou, na prática, a um agravamento da carga fiscal, que sobe 4,8 cêntimos no litro de gasóleo e 2,9 cêntimos no de gasolina face a novembro.

Esta sexta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, estão a cair 0,35%, para os 83,17 dólares por barril. Mas, o brent já esteve acima dos 84 dólares por barril. Perante as incertezas em torno da evolução da pandemia na China a tendência é agora de queda, que só não é maior devido à procura dos Estados Unidos.

Espera-se que o barril de Brent termine o ano a somar 8% face ao final de 2021. O ganho, ainda assim, é bem menor do que se chegou a antecipar semanas depois do início da guerra na Ucrânia, quando o petróleo chegou a ser negociado nos 139,13 dólares, nível mais elevado desde 2008.

Evolução do preço do Brent em Londres

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina sobe 5,5 cêntimos e gasóleo sobe 0,5 na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião