Assessora económica de Costa apontada para substituir Galamba

Ana Fontoura Gouveia deverá substituir João Galamba como secretária de Estado da Energia e sai diretamente do gabinete do primeiro-ministro. Tomada de posse de novos governantes esta quarta-feira.

Ana Fontoura Gouveia deverá ser a escolha do ministro Duarte Cordeiro para a Secretaria de Estado da Energia, apurou o ECO junto de duas fontes que estão a acompanhar o processo de remodelação. A atual assessora do primeiro-ministro António Costa é assim o nome apontado para substituir João Galamba, indicado para ministro das Infraestruturas.

Na pasta da energia, Ana Fontoura Gouveia terá pela frente a gestão de uma área central do ponto de vista económico e político. A guerra na Ucrânia pôs o tema da energia no centro do debate europeu e gerou um choque de preços e, para o Governo, a prioridade às renováveis. Foi aliás isso mesmo que João Galamba escreveu no final do ano, ainda como secretário de Estado da Energia, para marcar o final do ano de 2022. “Um ano difícil, mas que não nos desarmou. Fizemos de tudo: apoios a energia, aceleração de renováveis, vários diplomas estruturantes no setor, uns estruturais, outros conjunturais, mas todos com o mesmo objetivo: acelerar, na medida do possível, a transição energética. Em 2023, cá estamos, com o mesmo entusiasmo, e sempre a olhar para o futuro. Na energia, o objetivo é só um: cumprir as metas de 2030, se possível muito (mesmo muito) antes disso“.

Aos 40 anos, Ana Fontoura Gouveia é doutorada em Economia pela Nova SBE, onde é Professora Assistente e leciona Finanças Públicas, lê-se na página da faculdade. Nascida na Figueira da Foz, a economista exerce funções de assessora económica no gabinete do primeiro-ministro desde outubro de 2019. Antes da entrada no gabinete político, esteve no Banco de Portugal (2004-2008 e 2018-2019), no Banco Central Europeu (2009-2014), no Ministério da Economia (2015) e no Ministério das Finanças (2016-2017).

O ECO questionou oficialmente o Ministério do Ambiente sobre a escolha de Ana Fontoura Gouveia para secretária de Estado da Energia, mas não recebeu qualquer resposta até à publicação desta notícia.

O Governo, revela a Agência Lusa, enviou na terça-feira à noite para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, as propostas de nomeação do primeiro-ministro, António Costa, dos novos secretários de Estado.

Estes novos secretários de Estado deverão tomar posse esta quarta-feira, pelas 18h00, em cerimónia no Palácio de Belém, mas os seus nomes só poderão ser publicamente divulgados após o Presidente da República aceitar as propostas de nomeação do primeiro-ministro.

Na segunda-feira, o Presidente da República aceitou as propostas de nomeação de João Galamba para ministro das Infraestruturas e de Marina Gonçalves para ministra da Habitação, duas pastas antes acumuladas por Pedro Nuno Santos, que se demitiu do Governo na semana passada na sequência do caso relativo ao pagamento pela TAP de uma indemnização à ainda secretária de Estado Alexandra Reis quando esta era administradora da transportadora aérea nacional.

(Notícia atualizada às 00h50 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assessora económica de Costa apontada para substituir Galamba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião