Banco polaco do BCP acumula 1.165 milhões em provisões por conta dos créditos em francos suíços

  • ECO
  • 4 Janeiro 2023

O polaco Bank Millennium decidiu constituir novas provisões no quarto trimestre de 2022 num total de cerca de 107 milhões de euros, devido aos créditos à habitação em francos suíços.

O Bank Millennium, no qual o BCP tem uma posição de 50,1%, decidiu constituir provisões adicionais no valor de 475 milhões de zlotys (cerca de 102 milhões de euros) para “riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira”, em francos suíços. Em comunicado ao mercado, o banco indica também novas provisões de 26 milhões zlotys (5,57 milhões de euros) para “riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank“, detido pelo BCP desde 2019, ainda que sem impacto nos resultados líquidos.

As provisões refletem a continuação das tendências negativas nas decisões judiciais, a entrada de novos
processos judiciais e as alterações na metodologia de avaliação de risco do banco”, refere a instituição financeira na nota publicada no site da Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM). No final de dezembro de 2022, as provisões atingiram assim cerca de 5.439 milhões de zlotys (1.165 milhões de euros), dos quais 92% foram originados pela carteira do banco polaco.

Os contratos de crédito à habitação em francos suíços, celebrados na Polónia, levaram os encargos dos clientes a disparar e têm sido considerados abusivos pelos tribunais do país, traduzindo-se em perdas elevadas para os bancos.

Ao mesmo tempo, o banco polaco está a gerir um novo regime de moratória no crédito à habitação, aprovado pelo executivo do país, que começou no ano passado e continua nos primeiros quatro meses de 2023. Na nota, a instituição informa que “será feita uma revisão do custo efetivo e da utilização das moratórias de crédito”, com impacto “positivo” nos resultados do último trimestre do ano.

O custo total estimado das moratórias de crédito foi, desta forma, reduzido para 1.325 milhões de zlotys (cerca de 284 milhões de euros) ao nível consolidado, menos 21 milhões de euros face à previsão anterior.

As medidas devem ser detalhadas a 31 de janeiro, data assinalada pelo do Bank Millennium para a apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP acumula 1.165 milhões em provisões por conta dos créditos em francos suíços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião