Portugal paga 3,6% por emissão de 3 mil milhões de euros a 15 anos

  • ECO
  • 5 Janeiro 2023

A primeira operação sindicada do ano resultou numa procura quase seis vezes acima da procura e num preço 75 pontos base acima da taxa swap do euro a 15 anos.

O IGCP realizou esta quinta-feira uma emissão obrigacionista a 15 anos que resultou no financiamento da República em três mil milhões de euros, pelo qual pagou 3,599%.

As obrigações irão vencer em junho de 2038 e foram colocadas no mercado junto de um sindicato bancário de seis bancos. De acordo com dados do mercado, a emissão sindicada teve uma procura de 17,9 mil milhões de euros, quase seis vezes mais que a oferta.

“Com esta emissão a 15 anos, o IGCP coloca dívida com maturidade em 2038, ano que ainda não tinha nenhuma emissão”, refere Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa.

Atualmente, a curva de rendimentos da República regista uma subida da yield em todas as maturidades. As obrigações a dois anos estão a negociar com uma yield de 2,8% e as a 10 anos com uma taxa de 3,3%.

“O aumento que temos vivido nas taxas de juro tem levado a uma subida dos prémios de risco de todas as dívidas soberanas, com impacto imediato no custo de financiamento de cada país”, refere Filipe Silva, sublinhando que a emissão obrigacionista realizada hoje pelo IGCP reflete justamente essa dinâmica.

“Portugal vê agora refletido nesta emissão este agravamento no custo de financiamento, tendência que se deverá manter pelo menos até termos uma inversão do discurso por parte dos bancos centrais, que só acontecerá quando a inflação der sinais de inversão e começar a voltar para os valores mais próximos de 2%”, conclui o especialista do Banco Carregosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal paga 3,6% por emissão de 3 mil milhões de euros a 15 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião