+M

Expresso lança 50 NFT da sua primeira capa no dia em que assinala os 50 anos

50 anos depois de chegar às bancas, o Expresso lança um NFT da primeira capa. A data será assinalada com a Grande Conferência e Balsemão é o entrevistado do podcast Deixar o Mundo Melhor.

63 por cento dos portugueses nunca votaram. Foi esta a manchete do Expresso no dia 6 de janeiro de 1973, quando chegou às bancas o primeiro número do semanário lançado por Francisco Pinto Balsemão, fundador e primeiro diretor do título hoje dirigido por João Vieira Pereira. No dia em que faz 50 anos, a primeira capa vai ser novamente lançada, mas agora através do lançamento de um NFT (non fungible token). Serão lançados 50, o mesmo número de anos que o jornal está a celebrar.

“Quem comprar a capa em NFT, além de fazer parte da história do jornalismo português, terá assim a primeira página de 6 de janeiro de 1973 num formato único em que o jornal Expresso é o pioneiro”, diz o Expresso. O NFT está disponível na plataforma OpenSea (opensea.io) e, quem o comprar, terá também direito a uma assinatura digital do título por 50 dias. O valor são 0,025 ethereum que em euros são cerca de 30 euros (ao dia de hoje 29,45), explica fonte da Impresa ao +M/ECO.

Os 50 anos do Expresso estão a ser comunicados desde a última semana com a campanha “50 anos de liberdade”. Assinada pela Moon, e presente em televisão, imprensa, digital e mupis, a comunicação tem sete motes: Imparcialidade, Independência, Investigação, Liberdade, Sustentabilidade, Inovação e Confiança. Já antes, e a pensar nos próximos 50 anos, o título tinha lançado uma campanha de assinaturas digitais por… 50 anos. Válida até 2073, a campanha tem um valor anual de 19,80 euros.

O ponto alto das celebrações é a Grande Conferência Expresso 50 Anos, no dia 6 de janeiro, a partir das 9h30, na Fundação Champalimaud, em Lisboa e que conta com a presença de várias personalidades, da política ao desporto, passando pela economia, humor ou música.

Também amanhã termina o podcast Deixar o Mundo Melhor, lançado em janeiro de 2022 e conduzido por Francisco Pinto Balsemão. O fundador e primeiro diretor do jornal entrevistou 49 personalidades e, de acordo com a Impresa, atingiu já o número total de 1 milhão de downloads únicos. A entrevista a Ricardo Araújo Pereira foi, até agora, a que registou o maior volume de downloads, seguindo-se a de Marcelo Rebelo de Sousa. Daniel Oliveira, António Horta Osório e Durão Barroso completam o top 5. A maioria dos downloads é efetuada a partir de Portugal, de acordo com o jornal, mas Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha ou França são mercados nos quais também há grande número de downloads. No total, o podcast já foi descarregado em 191 países, concretizou o grupo.

Deixar o Mundo Melhor termina esta sexta-feira, dia 6, com uma entrevista ao próprio Francisco Pinto Balsemão. A entrevista será conduzida pelo diretor do Expresso, João Vieira Pereira, e reúne perguntas dirigidas a Balsemão e recolhidas junto dos convidados do seu podcast.

Há seis anos que o Expresso é o jornal mais vendido em Portugal”, com uma circulação paga de quase 95 mil exemplares, liderando “as vendas em banca com mais de 46 mil exemplares vendidos” e “nas vendas digitais com quase 47 mil exemplares”, recordava a Impresa, citando dados da Associação Portuguesa para ao Controle da Tiragem e Circulação, no final de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Expresso lança 50 NFT da sua primeira capa no dia em que assinala os 50 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião