Inflação na Zona Euro trava a fundo para 9,2% em dezembro

A estimativa rápida do Eurostat revela que em dezembro a taxa de inflação homóloga na zona euro ficou 90 pontos base abaixo da taxa de novembro. Portugal terá sido o sexto país com a maior correção.

A inflação anual na Zona Euro terá abrandando para os 9,2% em dezembro de 2022. Foi o segundo mês consecutivo de abrandamento. A estimativa é do gabinete de estatísticas da União Europeia (Eurostat) e compara com a taxa homóloga de 10,1% registada em novembro.

A confirmar-se as estimativas do Eurostat, Portugal, apesar de apresentar uma taxa de inflação acima da média da Zona Euro (9,8%), terá sido o sexto país do espaço da moeda única com o maior abrandamento da taxa de inflação homóloga em dezembro.

Para efeitos de comparação entre os países da Zona Euro, o Eurostat utiliza para o cálculo da inflação o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC).

De acordo com os dados publicados esta sexta-feira, o setor energético mantém-se como aquele com o maior aumento de preços, registando uma taxa de inflação homóloga de 25,7%, mas bem mais baixa que os 34,9% registados em novembro.

Segue-se a componente da alimentação, álcool e tabaco, que terá alcançado uma taxa de inflação de 13,8% contra 13,6% em novembro; e de bens industriais não energéticos (6,4%, contra 6,1% em novembro) e serviços (4,4%, contra 4,2% em novembro).

Taxa de inflação homóloga na Zona Euro e em Portugal

Fonte: Eurostat. Índice harmonizado de preços no consumidor. Valores em percentagem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro trava a fundo para 9,2% em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião