“Taxas de juro estão perto de atingir o pico”, diz Centeno
O governador do Banco de Portugal mostra-se optimista de que o fim do ciclo de subida das taxa de juro esteja perto do fim. No entanto, salienta a necessidade de trazer a inflação para os 2%.
Mário Centeno é um dos poucos membros do Conselho do Banco Central Europeu a mencionar a possibilidade de a Zona Euro estar perto do fim do ciclo de subida de taxas de juro.
Esta sexta-feira, no seguimento da sua participação no evento de comemoração dos 50 anos do Expresso, o governador do Banco de Portugal referiu que “as taxas de juro estão próximas de atingir o pico”, a menos que surjam novos choques externo.
Mário Centeno refere também que os os dados referentes à taxa de inflação homóloga em dezembro publicados esta sexta-feira pelo Eurostat “são bastante positivos”, mas refere que, mesmo assim, “as taxas têm ainda se subir até um nível que permita restaurar a inflação até aos 2%”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Taxas de juro estão perto de atingir o pico”, diz Centeno
{{ noCommentsLabel }}