Taxas de transporte marítimo no Mar Negro disparam
Prémios de risco de guerra aumentaram em mais de 20%. A atividade no Mar Negro é essencial para a expedição de cereais, petróleo e produtos petrolíferos.
Os custos de contratação de navios para transportar mercadorias no Mar Negro aumentaram em mais de um quinto desde o início do ano, refletindo taxas de seguro de risco de guerra mais elevadas, segundo fontes do setor.
O Mar Negro é crucial para o transporte de cereais, petróleo e produtos petrolíferos. As suas águas são partilhadas pela Bulgária, Geórgia, Roménia e Turquia, assim como pela Rússia e Ucrânia.
Desde 1 de janeiro, quando as apólices são renovadas, as resseguradoras que fornecem proteção financeira às companhias de seguros têm acrescentado exclusões para navios e aviões para a Bielorrússia, Rússia e Ucrânia.
Seis fontes de seguros, que comentaram à Reuters sob condição de anonimato, afirmaram que um êxodo de resseguradoras do mercado tinha aumentado preocupações sobre o risco de apreensão de navios pela Rússia e as responsabilidades relacionadas com a guerra na Ucrânia, incluindo minas flutuantes ou navios que ficaram presos em portos durante longos períodos.
Desde a introdução das exclusões, este ano, as seguradoras que fornecem cobertura não terão a proteção do resseguro em caso de grandes sinistros.
As fontes disseram à Reuters que nenhum navio tinha perdido a sua provisão de seguro, mas esperavam taxas mais elevadas, que variariam de acordo com circunstâncias específicas. Os prémios de risco de guerra aumentaram em mais de 20%.
Isto poderá aumentar as pressões inflacionistas, que, no ano passado, atingiram máximos de várias décadas, após a guerra na Ucrânia, levando alguns preços de mercadorias a níveis recorde.
“O efeito (da saída dos resseguradores) está a reduzir a capacidade (de subscrição) no mercado de risco de guerra e determinará que as pessoas pagarão mais este ano“, disse uma fonte de seguros marítimos envolvida.
Os navios têm, normalmente, um seguro de proteção e indemnização, que cobre as reclamações de responsabilidade civil de terceiros, incluindo danos ambientais e sinistros. As apólices separadas, de casco e maquinaria, cobrem os navios contra danos físicos. Além disso, os navios estão cobertos, tipicamente, por apólices anuais de seguro de guerra.
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