Acionista da Cosec e Santander lançam solução de pagamentos B2B

  • ECO Seguros
  • 9 Janeiro 2023

A Allianz Trade, o banco espanhol e a fintech norueguesa Two combinaram esforços para desenvolver uma solução de pagamentos fracionados. Um projeto para multinacionais.

A Allianz Trade, líder mundial em seguros de crédito comercial e acionista da Cosec em Portugal, a Two, plataforma pioneira de pagamentos business-to-business (B2B) de comércio eletrónico norueguesa e o Santander Corporate & Investment Banking (CIB), um dos principais bancos de Trade Finance do setor bancário, juntaram-se para fornecer a primeira solução global Buy Now Pay Later (BNPL) para multinacionais.

Trata-se de uma parceria global e pioneira entre uma seguradora, um banco e uma fintech. Com a integração API (Application Programming Interface) alimentada pela Two, o Santander CIB financia pagamentos adiantados aos vendedores e condições de crédito aos compradores, a nível global, enquanto a Allianz Trade protege toda a cadeia de valor contra o risco de não-pagamento, incluindo o risco de crédito.

O resultado é um produto que se prevê decisivo para o comércio global online B2B. As empresas têm agora uma solução one-stop para oferecer aos compradores comerciais pagamentos fracionados instantâneos no checkout.

Em comunicado, as empresas explicam que se combinam “os mais de 100 anos de experiência da Allianz Trade em seguros de crédito comercial, com a tecnologia B2B BNPL de ponta da Two e as capacidades e perícia do Santander CIB em soluções de fundo de maneio personalizadas, com mais de 300 mil milhões de euros de volume de negócios”. Em Portugal, a Allianz Trade é uma seguradora de crédito que detém 50% da Companhia de Seguro de Créditos (COSEC).

Os vendedores terão apoio global, em múltiplas moedas, para reduzir drasticamente a necessidade de modelos operacionais complexos com múltiplos fornecedores em toda a tecnologia, seguros comerciais e crédito comercial.

“Estamos muito orgulhosos de juntar forças com a Two e com o Santander CIB para fornecer uma solução completa de pagamentos fracionados para o comércio eletrónico B2B. A nossa solução será distribuída em todo o mundo e visa permitir às grandes empresas desenvolverem as suas vendas online, oferecendo pagamentos diferidos a clientes existentes e novos, sem estarem expostos a riscos de não pagamento, beneficiando ao mesmo tempo de pagamentos imediatos e garantidos. É uma solução chave-na-mão que combina o melhor das três empresas, fácil de instalar e melhorará tanto as receitas do vendedor como a experiência do utilizador”, explicou François Burtin, Global Head of e-commerce da Allianz Trade.

A Marsh Spain atuou como corretora de seguros de crédito comercial. “Estamos muito satisfeitos por estar na vanguarda desta proposta de valor, apoiando os nossos parceiros no seu contínuo desenvolvimento de soluções inovadoras” disse Ana Meca Diez, Head of Financial Risks and Specialties da Marsh Spain.

O pagamento perfeito: financiamento com seguros para apoiar a expansão das multinacionais

A Allianz Trade avalia os pedidos de crédito instantaneamente através de uma API sustentada por uma vasta base de dados, que contém informações comerciais, financeiras e estratégicas sobre mais de 80 milhões de empresas em todo o mundo. Esta é a base para que o Santander CIB consiga tomar decisões de financiamento imediatas. O processo é racionalizado e estabelecido através da tecnologia BNPL.

“O facto de os compradores terem de utilizar cartões de crédito pessoais ou empresariais ainda está a dificultar as transações B2B. Permitir às empresas manter os seus hábitos de pagamento no prazo de 30 ou 60 dias após as suas faturas, num ambiente de comércio eletrónico, será um grande diferencial para os vendedores, ao mesmo tempo que acrescenta uma grande mudança: todas as preocupações sobre o risco de não-pagamento serão agora eliminadas, e o fluxo de caixa é preservado. Além disso, a solução é instantânea e sem descontinuidades, o que a torna realmente poderosa para uma empresa que lida com grandes volumes de vendas em diferentes países. Graças ao serviço que criámos juntamente com a Allianz Trade, Two e Marsh Spain, as grandes empresas poderão agora usufruir do produto BNPL para aumentar a sua atividade online de forma segura e global”, disse Ignacio Frutos Lopez, Global Head Receivables do Banco Santander CIB.

“Na Two, estamos obcecados com a entrega de encomendas e compras sem descontinuidades para compradores B2B, enquanto removemos e automatizamos processos operacionais para os vendedores. A compra de empresas não é de formato único e o nosso produto simplifica as etapas chave da customer journey (por exemplo, entrada instantânea, encomenda, subscrição, distribuição de faturas, pagamentos, reconciliação) para que os vendedores façam o que fazem de melhor, enquanto nós abstraímos os pontos de dificuldade, de drop-offs, imobilização do capital de trabalho, risco, e trabalho manual”, disse Stavros Tamvakakis, Co-Fundador da Two. “As nossas ambições são à escala global, por isso, decidimos levar a nossa parceria com a Allianz Trade mais longe, colaborando com o Santander CIB, e combinando duas powerhouses em seguros e banca para criar uma solução única e inovadora dedicada às grandes empresas”, concluiu.

 

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionista da Cosec e Santander lançam solução de pagamentos B2B

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião