Charters de Azevedo lança livro para uma nova lei de bases da saúde

  • ECO Seguros
  • 10 Janeiro 2023

O consultor e formador em seguros regressa ao estudo do setor da saúde e vai apresentar um livro propondo uma nova lei de bases.

Filipe Charters de Azevedo vai lançar o livro Uma Nova Lei de Bases para a Saúde: Uma Proposta Liberal, no próximo dia 14 na Universidade Lusófona do Porto. O evento vai ainda contar com um debate que junta Álvaro Beleza (Presidente da SEDES), António Tavares (Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto), Orlando Monteiro da Silva (Presidente da ANPL-Associação Nacional dos Profissionais Liberais e ex-Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas) e o coordenador da obra, Filipe Charters de Azevedo.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
Filipe Charters de Azevedo coordena o livro que propõe soluções que fiquem “longe do braço do Ministério das Finanças”.Hugo Amaral/ECO

Já afastado da sua atividade de consultoria na área da saúde, Filipe Charters de Azevedo tem-se dedicado ao setor segurador na área da formação e tem atividade crescente nos riscos e seguros agrícolas. Na área política tem contribuído para a Iniciativa Liberal.

Para os autores “o SNS está mal desenhado. Por uma questão de liberdade, equidade e sustentabilidade do sistema precisamos de mudar o sistema de saúde. Este livro apresenta uma proposta de evolução do sistema público para uma solução europeia bismarkiana”, afirma.

A obra propõe uma “organização do sistema por subsistemas públicos, à semelhança do sistema holandês. De um ponto de vista prático: os cidadãos pagarão as contribuições para um subsistema e cada um destes contratualiza com vários prestadores (públicos, privados ou sociais). Os subsistemas terão autonomia financeira / receitas próprias à semelhança da Segurança Social, constituindo-se, em termos de contabilidade pública, com um subsistema do Estado, longe do braço do Ministério das Finanças”.

Assim, Charters de Azevedo considera que “a lei de bases liberal, e que serviu de base aos programas da Iniciativa Liberal de 2019 e 2022, apresenta uma nova organização do SNS em linha com o melhor que se faz na Europa. Esta lei de bases liberal assenta num sistema universal, sem exclusões de qualquer tipo, e com acesso garantido por parte de todos os residentes”.

O livro será apresentado às 11h de sábado no auditório da Universidade Lusófona do Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Charters de Azevedo lança livro para uma nova lei de bases da saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião