Novobanco vende terrenos na Aroeira aos britânicos da Arrow por mais de 15 milhões

Em causa está a venda do fundo imobiliário Arrábida, que detém a empresa Ribagolfe. Está previsto um projeto turístico e residencial com cerca de 400 unidades.

O Novobanco vendeu um portefólio de terrenos na Herdade da Aroeira, em Setúbal, aos britânicos da Arrow Global, sabe o ECO. Em causa está a venda de um fundo imobiliário detido pela GNB Real Estate, onde estes ativos estão inseridos. São mais de 100 mil metros quadrados de terrenos, destinados ao desenvolvimento de um projeto turístico e residencial, com capacidade para cerca de 400 unidades.

A informação foi avançada esta quarta-feira pela Norfin, que representou o comprador, sem adiantar quaisquer detalhes quanto à identidade das partes envolvidas. Contudo, o ECO apurou junto de fontes do mercado imobiliário que terá sido o Novobanco a vender 100% das unidades de participação do Arrábida – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, gerido pela GNB Real Estate, aos britânicos da Arrow Global.

Além do fundo e dos respetivos ativos, a Arrow Global adquiriu também 100% da entidade que opera os campos de golfe – Ribagolfe. De acordo com o Relatório e Contas de 2021 do fundo Arrábida, em 2021, tinha sido assinado um contrato promessa de venda para esta sociedade, no valor de 7.612.994 euros, com o Novobanco a estimar fechar a venda “até ao final do terceiro trimestre de 2022”.

O valor da operação não é conhecido mas, de acordo com o Relatório e Contas do fundo Arrábida, no final de 2021, “o valor líquido global do fundo era de 22.827.158 euros”. Os ativos imobiliários, por sua vez, estavam avaliados em cerca de 13,5 milhões de euros. O ECO sabe que a operação de venda foi fechada por mais de 15 milhões de euros.

De acordo com a informação consultada pelo ECO no Portal da Justiça, Volkert Reig Schmidt (presidente da GNB Real Estate desde janeiro de 2019) renunciou ao Conselho de Administração da Ribagolfe em 21 de dezembro. No mesmo dia, o norte-americano Jack Shevel assumiu a presidência da empresa de golfe. Ao seu lado estão Fernando Aguilar Silva e Pedro Alfarroba Alves, como vogais.

Para estes terrenos, que totalizam uma área de 102.256 metros quadrados, existe um projeto que prevê a construção de cerca de 29.000 metros quadrados acima do solo – 247 unidades (210 para uso turístico e 37 para uso residencial), onde se inclui um aparthotel com cerca de 150 unidades e diversas amenities (restaurante, bar, spa e ginásio, entre outras).

Ainda de acordo com o relatório do fundo, em 2021 deu-se a “conclusão do processo da apreciação do projeto de arquitetura” para estes terrenos, bem como “a apresentação à Câmara de Almada dos projetos das obras de urbanização e do projeto de construção do hotel“. Em 2021, o fundo Arrábida “realizou um investimento significativo na reabilitação da casa club e da piscina, bem como do campo de golfe”, lê-se.

André David Nunes, CIO da Norfin, afirma, em comunicado, que “a Herdade da Aroeira é, pelas condições que apresenta, assim como pela sua localização, um espaço único para se residir, mas também para se desenvolver infraestruturas ligadas ao turismo“.

“Esta transação é estratégica para a Norfin e para o Grupo Arrow Global, na medida em que estamos a expandir a área de Hospitality em Portugal, onde já se encontram Vilamoura e a Details Hotels & Resorts, que foi adquirida na segunda metade no ano passado”, diz Richard Roberts, principal, head of origination and M&A da Arrow Global, citado em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco vende terrenos na Aroeira aos britânicos da Arrow por mais de 15 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião