Taxa turística rende 54 milhões às câmaras em 2022

  • ECO
  • 15 Janeiro 2023

Lisboa e Porto concentraram mais de 80% do encaixe financeiro, que ainda ficou 4% abaixo de 2019. Póvoa de Varzim e Viana de Castelo são dois dos municípios que vão começar a taxar dormidas em 2023.

A taxa turística cobrada pelas dormidas em 11 municípios gerou receitas de 54,2 milhões de euros em 2022. Lisboa e Porto concentraram mais de 80% do encaixe financeiro, que ficou 4% abaixo do último ano antes da pandemia (2019) mas que correspondeu ao triplo do montante verificado em 2021.

Em Lisboa, a taxa de dois euros por noite gerou uma receita de 33,1 milhões de euros. No Porto, o tributo de dois euros/noite valeu 14,5 milhões de euros, segundo o levantamento feito pelo Dinheiro Vivo (acesso livre, conteúdo em português).

Por ordem de receita, Cascais, Faro, Vila Real de Santo António, Mafra, Vila Nova de Gaia, Santa Cruz (Madeira), Braga, Sintra e Óbidos foram os outros nove municípios que utilizaram este mecanismo. A partir de 2023, a taxa turística sobre as dormidas será cobrada também na Póvoa de Varzim, Viana do Castelo e nos municípios do Algarve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa turística rende 54 milhões às câmaras em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião