Fundação Ageas, SNAP! e BPF investem 333 mil euros na Actif

  • ECO Seguros
  • 17 Janeiro 2023

A colaboração potencia o crescimento da Actif, plataforma de atividades físicas, cognitivas e sociais inclusivas, através de uma ronda de investimento total de 333 mil euros.

A Fundação Ageas, em parceria com a SNAP! Partners e o Banco Português de Fomento (BPF), entidade gestora do Fundo para a Inovação Social (FIS), apostaram no apoio à iniciativa Actif, uma plataforma digital dedicada a atividades físicas, cognitivas e sociais inclusivas. A ronda de investimento atual totaliza 333 mil euros.

“Dar escala a soluções inovadoras e eficazes para que as mesmas possam chegar a mais pessoas” é a intenção da Fundação Ageas, liderada por João Machado, Presidente do Conselho de Administração.

A Fundação Ageas e a SNAP! Partners irão conduzir um investimento, via obrigação convertível, de 50 mil euros, respetivamente, a par com um investimento de 233 mil euros do FIS, com condições similares.

Através de uma plataforma web, a Actif cria exercícios físicos e cognitivos acessíveis a todos e adaptados a vários níveis de condição física e mobilidade, tendo por missão promover estilos de vida mais saudáveis. Melhorar a qualidade de vida dos portugueses, até 2032, é o objetivo da Actif, que quer impactar 1,5 milhões de utilizadores diretos e alcançar cerca de 12 mil instituições.

A ronda de investimento em questão permitirá aumentar equipas, expandir a atividade, e ajudar mais pessoas a envelhecerem ativamente. A Actif planeia, ainda, inaugurar plataformas para clientes individuais, especialmente direcionadas aos mais seniores da comunidade e aos seus cuidadores informais.

“Até ao final de 2023, o nosso compromisso é estabelecer parcerias com 50 instituições, Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI) e Centros de Dia”, disse Sara Gonçalves, CEO e Cofundadora da Actif, que destaca o papel da Fundação Ageas, como “crucial, para aumentar a perceção de qualidade de vida e bem-estar dos utentes, dando a oportunidade de expandir o número de atividades diárias nas instituições, para uma intervenção mais objetiva e eficaz”.

Segundo comunicado, este é o primeiro Investimento de Impacto da Fundação Ageas, um “novo eixo” implementado, este ano, pela Fundação, que, para além do apoio financeiro, promove também o acompanhamento e acesso à rede de especialistas do grupo segurador.

João Machado, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas, sublinhou: “a Fundação Ageas desenhou uma forma de intervir em projetos de inovação social com potencial de crescimento e equipas diligentes, assente em diferentes premissas de apoio, mas visando o objetivo de dar escala a soluções inovadoras e eficazes para que as mesmas possam chegar a mais pessoas. Neste sentido, a Actif é um bom exemplo, cumprindo com os vários requisitos e, por isso, estamos muito felizes por este ser o nosso primeiro investimento de impacto”.

Manuel Nery e Nuno Brito Jorge, sócios da SNAP! Partners comentaram: “decidimos apostar na Actif porque acreditamos que é um setor com enorme potencial de crescimento, tendo um produto que alia o potencial económico ao impacto positivo e porque a qualidade da equipa fundadora nos impressionou”.

Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, disse: “enquanto instrumento de política pública, criado para fomentar iniciativas de inovação e empreendedorismo social, o Fundo para a Inovação Social (FIS) cumpre aqui o seu papel, ao apoiar e financiar projetos no âmbito das suas áreas de atuação, em sistema de co-investimento com investidores privados, alavancando o ecossistema de inovação e empreendedorismo social e potenciando toda uma comunidade de empreendedores e investidores de impacto em Portugal. Isto em linha com a tendência mundial de crescimento e amadurecimento do mercado de investimento de impacto. Com este investimento, o FIS soma 13 operações de capital realizadas, num montante total de investimento público e privado de cerca de 15 milhões de euros”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação Ageas, SNAP! e BPF investem 333 mil euros na Actif

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião