Incidente cibernético atinge 1.000 navios mercantes

  • ECO Seguros
  • 19 Janeiro 2023

O caso surge numa altura em que as linhas de abastecimento estão sobrecarregadas e o conflito na Ucrânia reforça o escrutínio dos riscos digitais.

Um ataque cibernético a uma empresa norueguesa de serviços de navegação envolveu cerca de 70 empresas e 1000 navios, publicou a Bloomberg.

Segundo a publicação, a DNV, sediada em Oslo, uma das principais empresas mundiais de classificação de navios, sofreu um ciberataque de resgate a 7 de janeiro, confirmado, em declarações, no seu website. O ataque não afetou a capacidade de operação dos navios, e a DNV não chegou a esclarecer que dados foram acedidos.

A DNV, que também fornece software de gestão de frotas, está agora focada em restaurar as funcionalidades dos seus servidores ShipManager. Não há indicações de que quaisquer outros dados ou servidores da DNV tenham sido afetados, tendo o ataque sido comunicado à polícia norueguesa, de acordo com a DNV.

As ameaças cibernéticas não são novidade para as indústrias marítimas e logísticas em geral, mas o incidente surge numa altura em que as linhas de abastecimento estão sobrecarregadas e a invasão russa da Ucrânia trouxe um maior escrutínio de tais riscos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incidente cibernético atinge 1.000 navios mercantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião