Fitch prevê avanço de resseguradoras das Bermudas

  • ECO Seguros
  • 25 Janeiro 2023

A norte-americana Fitch Ratings prevê que as resseguradoras das Bermudas irão melhorar o desempenho nas subscrições deste ano. A época de renovações de janeiro criou "hard market".

Apesar do aumento das perdas por catástrofes e da incerteza económica, a agência de notação de risco Fitch Ratings prevê melhores desempenhos de subscrição para as resseguradoras das Bermudas em 2023, impulsionados, principalmente, pelas taxas de prémio, juntamente com uma redefinição do mercado em termos de preços e condições.

A agência de rating confirma que o desempenho das subscrições das resseguradoras das Bermudas estão bem posicionadas para uma melhoria, uma vez que se espera que a referida taxa de prémios aumente mais rapidamente do que a inflação dos custos de perda.

A agência publicou as conclusões: “As resseguradoras demonstraram uma disciplina de subscrição muito forte para melhorar a sustentabilidade da rentabilidade subjacente, tendo observado um desempenho medíocre desde 2017 com elevadas perdas relativas a catastrófes. Para oito resseguradoras sediadas nas Bermudas que a Fitch segue, o rácio combinado de 2022 aproximar-se-á dos 93%-94%, ligeiramente acima do que os 95,0% registados até 9M22 e 95,9% em 2021. As perdas por catástrofe representarão 10-11 pontos percentuais sobre o rácio combinado de 2022″.

A Fitch prevê que os preços permanecerão favoráveis até meados de 2023, particularmente nas renovações. A agência acrescenta que os preços de mercado subiram nas renovações de resseguros de janeiro de 2023, representando um ‘hard market’ no setor imobiliário tendo algumas linhas de especialidade oferta condicionada e aumento de procura. “Em especial, os termos e condições tiveram mudanças estruturais que beneficiaram as resseguradoras”, disse a Fitch.

Analistas da JMP Securities reiteraram este sentimento num relatório do início do ano, sugerindo que as resseguradoras estão “firmemente no controlo” dos preços e condições, após o período de renovações de 1 de janeiro, com condições favoráveis suscetíveis de permanecer em vigor para além de 2023.

De acordo com a Fitch, o capital dos acionistas de resseguradoras das Bermudas diminuiu 22% em 2021. A agência de rating escreve: “A maioria das empresas detém obrigações até à maturidade e não esperariam, portanto, realizar perdas, exceto sob um evento de stress de liquidez”.

A Fitch mantém perspetivas neutras tanto no resseguro global como no seguro de propriedade e acidente (P&A) dos E.U.A., ambos incluindo a cobertura das resseguradoras do mercado das Bermudas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch prevê avanço de resseguradoras das Bermudas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião