Seguradora Zurich quer encontrar startups portuguesas

  • ECO Seguros
  • 26 Janeiro 2023

Novas formas de pensar, ideias e soluções disruptivas, com potencial para desenvolver o setor segurador, são valorizadas pela Zurich, que já abriu a 4ª edição do Zurich Innovation Championship.

O Zurich Insurance Group lança, nesta quinta-feira, globalmente, a 4.ª edição do Zurich Innovation Championship (ZIC), com o mote “Inovação através da Colaboração”. A Zurich convida, mais uma vez, startups portuguesas a competir pela oportunidade de colaborar em soluções adaptadas às necessidades dos clientes e do setor segurador.

“Estamos à procura de startups com soluções que intervenham em partes concretas da nossa cadeia de valor, que vão desde a experiência do cliente à sustentabilidade”, refere Carlos Fonseca, Chief Operating Officer da Zurich em Portugal.

A seleção das startups é realizada em duas fases: nacional e global. As finalistas de cada país avançam para a fase global e as vencedoras globais transitam para o programa de aceleração. As startups que demonstrarem maior sucesso irão colaborar com as geografias onde a Zurich está presente com vista a impactar os negócios locais. Quando aplicáveis, as soluções serão alargadas a outros países.

O Zurich Innovation Championship fomenta novas formas de pensar e permite-nos colaborar com ideias e soluções disruptivas e inovadoras, com potencial para desenvolver o setor segurador. Estamos à procura de startups com soluções que intervenham em partes concretas da nossa cadeia de valor, que vão desde a experiência do cliente à sustentabilidade”, refere Carlos Fonseca, Chief Operating Officer da Zurich em Portugal.

Nesta 4.ª edição do ZIC, as startups podem candidatar-se a cinco categorias, colaborando na resolução de um conjunto de desafios: Experiência do Cliente, através da resposta à questãoComo pode a Zurich fornecer as melhores soluções e as experiências mais personalizadas e sofisticadas?’; Seguros Corporate ou ‘Como pode o grupo oferecer soluções inovadoras e personalizadas e serviços de gestão de risco que acompanhem a evolução dos riscos, garantindo a confiança dos clientes?’; Parcerias de distribuição ou ‘Como pode a companhia reforçar as parcerias existentes e atrair novos parceiros de distribuição e ecossistemas para responder às mudanças das necessidades dos clientes?’, Desenvolvimento digital ouComo pode a Zurich alcançar maior agilidade e eficiência através da tecnologia e, assim, sustentar a melhor experiência para clientes e colaboradores? e Sustentabilidade ou ‘Como pode a seguradora apoiar a sociedade na transição para um mundo ambiental, social e economicamente mais sustentável?’.

O Zurich Innovation Championship tornou-se parte integrante do impulso de inovação do grupo desde a primeira edição, em 2018. Mais de 4500 candidaturas resultaram em 30 parcerias com startups. Nas edições anteriores, a Zurich Portugal recebeu mais de 60 candidaturas.

Um programa anual para a inovação

O Zurich Innovation Championship decorre durante todo o ano de 2023. Depois do encerramento das candidaturas, as filiais Zurich, nos vários países, selecionam as startups com quem desejam colaborar até ao final de março. Dez membros da equipa global de liderança do grupo selecionam duas a três startups finalistas, por categoria, até ao final de abril.

Na fase de aceleração, que decorre entre o final de maio o final de setembro, é disponibilizado um financiamento até 100 mil dólares para cada uma das startups, assim como a orientação de diferentes líderes do Zurich Insurance Group e de especialistas externos. Esta fase vai permitir que startups, líderes e empresas do grupo trabalhem em estreita colaboração, validando se as soluções respondem às necessidades dos clientes, preparando um plano de negócios para que as soluções sejam adotadas em todo o grupo. As iniciativas implementadas transformam-se em soluções conjuntas até ao final de dezembro de 2023. A data e hora limite para as inscrições são 23h59 do dia 27 de fevereiro, na plataforma da competição.

Em Portugal

Em 2018/2019, na primeira edição do ZIC, a Zurich Portugal recebeu oito candidaturas e a vencedora nacional foi a Habit Analytics, startup que venceu também a fase regional EMEA, integrando assim o grupo das oito melhores insurtech do mundo, que disputaram a fase global do concurso. Em 2019/2020, na segunda edição, a Zurich Portugal recebeu 13 candidaturas e, destas, selecionou cinco startups para a fase nacional: Aplanet, Knok, loqr, YDATA e THEIA. A Aplanet representou Portugal na fase regional da EMEA.

Em 2021/2022, na 3.ª edição, a Zurich Portugal recebeu 42 candidaturas e a Automaise e CBR Genomics foram as vencedoras nacionais, que também representaram Portugal na fase seguinte. A Zurich Portugal integrou também a fase de aceleração da 3.ª edição, incorporando à aplicação Zurich4You a solução de experiência digital do cliente desenvolvida pela Anagog, startup israelita vencedora da fase nacional do ZIC na Alemanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradora Zurich quer encontrar startups portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião