Central térmica brasileira retira 130 milhões aos lucros da EDP em 2022

Em causa está uma "central a carvão de 720 MW no estado do Ceará", indica a EDP. Elétrica revelou também que a produção de eletricidade total em 2022 aumentou 3% face a 2021.

A EDP Brasil teve de registar uma imparidade de 230 milhões de euros relacionada com uma central a carvão no estado do Ceará, que terá um impacto negativo de 130 milhões de euros nos lucros da EDP em 2022, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira.

“A EDP – Energias de Portugal, S.A (“EDP”), através da sua subsidiária EDP – Energias do Brasil S.A. (“EDP Brasil”), detida em 57,55%1, informa que a sua subsidiária Pecém Geração de Energia S.A. (“Pecém”) registará uma imparidade de € 0,23 mil milhões em 2022 (impacto non-cash)”, lê-se no comunicado.

Em causa está uma “central a carvão de 720 MW no estado do Ceará com licença de operação até janeiro de 2044, contribuindo para a segurança de abastecimento do sistema elétrico brasileiro”. Na base das imparidades está o adiamento do leilão de energia A-5, previsto ocorrer em novembro de 2022, e a “falta de visibilidade em relação aos próximos leilões de energia no Brasil”, que “tem impactado as expectativas das condições económicas da central quando da maturidade do CAE existente”.

O impacto negativo, que está sujeito à aprovação dos auditores externos, é assim de 130 milhões no resultado líquido da EDP para 2022. No entanto, “este custo contabilístico extraordinário é neutro em termos de cash-flow e de dívida líquida”, assegura a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade.

Produção de eletricidade sobe 3% em 2022. Hídrica afunda 38%

A EDP lançou ainda esta quinta-feira os dados operacionais previsionais de 2022, que mostram que a produção de eletricidade total em 2022 aumentou 3% face ao período homólogo. A geração eólica e solar aumentou 11%, mas a produção hídrica no mercado Ibérico afundou 38% devido à seca registada nos primeiros nove meses do ano.

A subida na produção de eletricidade total foi “suportada pelo aumento global da geração renovável e pelo aumento da geração térmica, no seguimento da seca na Península Ibérica e do aumento das exportações de energia para França”, indica a empresa em comunicado.

Quanto à “atividade de comercialização, no mercado Ibérico, o volume de eletricidade vendido aumentou 6% face ao período homólogo, refletindo principalmente o crescimento dos volumes vendidos a clientes empresariais em Espanha”, explica a EDP. “No gás, os volumes vendidos diminuíram 15% face ao período homólogo”, acrescentam.

Já a eletricidade distribuída em 2022 “ficou em linha com o período homólogo na P. Ibérica, devido ao inverno mais quente, e aumentou 2% no Brasil. O número de pontos de ligação aumentou 1% e 3% face ao período homólogo nas redes Ibéricas e no Brasil, respetivamente”.

(Notícia atualizada às 21h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Central térmica brasileira retira 130 milhões aos lucros da EDP em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião