Howden fez os seguros do maior negócio imobiliário em Portugal

  • ECO Seguros
  • 30 Janeiro 2023

A operação Project Crow, venda de um portfolio no valor de 800 a 850 milhões de euros, foi a maior em Portugal em 2022. A corretora Howden fez os seguros especializados de fusões e aquisições.

A Howden, corretora britânica de seguros, através da sua equipa de M&A (fusões & Aquisições) em Lisboa, assessorou o designado Project Crow, uma operação imobiliária avaliada entre 800 e 850 milhões de euros que contemplou a compra e venda de dois fundos de private equity e um grupo de sociedades. Foi a maior transação de 2022 e envolveu a compra do maior portfolio de sempre em Portugal.

João Mendonça, diretor geral da Howden em Portugal e Francisco Alvim, responsável por M&A preparam toda a base de seguros para a maior operação de sempre no país.

A venda incluiu 23 ativos imobiliários como, em Lisboa, o hotel Palácio do Governador e no Algarve os empreendimentos São Rafael Atlântico, Salema Beach Village, Salgados Vila das Lagoas, Salgados Palace, Salgados Palm Village Apartments & Suites, Salgados Dunas Suites and São Rafael Suites.

Os vendedores foram a Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Novo Banco, Santander Portugal e Oitante (ex-Banif) que chegaram a acordo com o Davidson Kempner, fundo de private equity com base em Nova Iorque, para a venda dos fundos FLIT e Recuperação Turismo que detinham o património em causa.

“Foi uma operação complexa, em que a Howden implementou um método de soft staple. Isto é, o trabalho da Howden começou em 2021 no lado do vendedor, com a análise dos documentos do concurso e a preparação do processo do ponto de vista dos seguros de M&A”, explicou a Howden acrescentando que mais tarde, “uma vez selecionado o bidder final, a Howden passou para o lado do comprador e assessorou na negociação da solução de risco transacional para a operação”.

A equipa multi-jurisdicional da Howden M&A envolvida no negócio contou com pelo menos 10 profissionais e foi coordenada por Enrique Pérez del Castillo, Diretor Ibérico, Sven Lehnig e Francisco Alvim, Diretores Associados da equipa e o último responsável de Portugal.

Segundo João Mendonça, diretor geral da Howden em Portugal, “a utilização deste tipo de soluções em Portugal continua aumentar, tanto em transações imobiliárias como operacionais”. João Mendonça adinata que “a equipa da Howden está muito ativa na assessoria a clientes em grandes operações, não só em matéria de W&I (warranty and indemnity), mas também para assegurar cobertura para riscos específicos identificados nos processos de due diligence, em áreas como licenciamento, título, ambiente, fiscal ou litígios”, conclui.

A Howden Portugal é parte da Howden Broking Group um grupo independente de corretagem de (re)seguros, consultoria de risco e consultoria de benefícios sociais e capital humano, com sede no Reino Unido. Opera na Europa, África, Ásia, Médio Oriente e América Latina. Fundado em 1994, emprega 8.500 pessoas em todo o Mundo. Em conjunto com os seus parceiros alinhados com a sua proposta assente em soluções de Specialty, a Howden opera em mais de 90 territórios intermediando mais de 10 mil milhões de euros em prémios todos os anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Howden fez os seguros do maior negócio imobiliário em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião