Associação Suíça de Seguros reafirma estabilidade

  • ECO Seguros
  • 16 Fevereiro 2023

Num mercado marcado pela incerteza económica e tensões geopolíticas, as seguradoras suíças tiveram um bom desempenho em 2022. O negócio não-vida cresceu mesmo a uma taxa acima da média.

Segundo Rolf Dörig, Presidente da Associação Suíça de Seguros (SIA), na conferência anual dos meios de comunicação social, em Zurique, “os seguros privados demonstraram mais uma vez estabilidade num ambiente difícil”.

O líder sublinhou que os resultados se devem, sobretudo, às condições de enquadramento na Suíça: “esta é a única forma de as seguradoras continuarem a reforçar a resiliência da economia suíça e da sua população, e assim desempenhar a sua responsabilidade económica”, acrescentou, aludindo à importante reforma do sistema de pensões profissionais. Na perspetiva da SIA, todos os elementos para uma boa solução estão disponíveis.

“Os seguros privados demonstraram mais uma vez estabilidade num ambiente difícil”, afirmou Rolf Dörig, Presidente da Associação Suíça de Seguros (SIA).

De acordo com projeções da SIA, a maioria dos ramos de seguros registou um crescimento moderado no ano passado. O ramo não-vida, em particular, cresceu a uma taxa acima da média de 3%, de acordo com um comunicado de imprensa, na terça-feira. O volume de prémios no ramo da vida manteve-se estável.

O ramo não-vida excedeu o crescimento médio a longo prazo, de acordo com a SIA. “Este é também um sinal da forte procura no ano passado”, comentou o Diretor da Associação Urs Arbter. Os seguros contra incêndios, riscos naturais e de propriedade em particular aumentaram, com um crescimento de 8,3%. Isto deveu-se principalmente a valores segurados mais elevados. No seguro automóvel, o volume de prémios permaneceu constante, em geral, embora a indústria tenha segurado uma carteira de veículos mais cara e maior.

Após a queda acentuada do volume de prémios nos seguros de vida suíços, a partir de 2020, o crescimento dos seguros unitários nos seguros de vida individuais, em 2022, assegurou um volume global de prémios quase ao nível do ano anterior. O negócio do grupo, por outro lado, continua a declinar. A normalização das taxas de juro é uma boa notícia para as seguradoras de vida, o relatório continua.

“No entanto, só podem ser emitidas garantias mais elevadas se o aumento das taxas de juro se revelar sustentável”, disse Ruedi Kubat, membro do Conselho de Administração da SIA e CEO da Allianz Suisse. Mesmo que a solvência das seguradoras do ramo vida prove que elas enfrentaram os desafios com as estratégias certas, uma reforma do regime de pensões profissionais continua a ser inevitável e urgente.

A SIA também apresentou um novo estudo da BAK Economics, que sublinha a importância económica das resseguradoras para a Suíça como local de negócio. Os resseguradores estão entre as indústrias mais produtivas da Suíça. Com um valor acrescentado de 3,7 milhões de francos suíços por emprego a tempo inteiro, eles excedem muitas vezes o nível de produção da economia global. Com 45 resseguradores, a maioria dos quais estão localizados na região de Zurique e Zug, a Suíça é o terceiro maior local de resseguro do mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação Suíça de Seguros reafirma estabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião