C1 Broker expande em seguros: “Portugal está na moda para expats”

  • ECO Seguros
  • 2 Fevereiro 2023

A mediadora trabalha seguros no segmento médio alto e expatriados a partir do Algarve. A fundadora vê enormes possibilidades de crescimento em Portugal e explica a estratégia.

A C1 Broker é uma corretora Internacional de seguros que opera em Portugal e Espanha há mais de 20 anos. A empresa está especializada em soluções financeiras e de seguros para particulares e empresas do segmento de expatriados e residentes estrangeiros na Península Ibérica.

Susana Wichels, a doutorada em Ciências da Comunicação quer levar o negócio de seguros mais longe com base em Portugal.

“Portugal está na moda para expatriados” diz Susana Wichels, a CEO da C1 Broker que também é doutorada pela Universidade de Coimbra, tendo mesmo vencido o Prémio Paquete De Oliveira em ciências da comunicação, em 2018, com a tese “(Novos) media, (novas) feminilidades? Uma investigação sobre a blogosfera feminina portuguesa mais popular”. No entanto, decidiu agora mudar a sua base para Almancil, Algarve, onde está a terminar uma sede que vai também significar a passagem da mediadora Wiseg Mediación de Seguros de LPS (livre prestação de serviços) para sucursal em Portugal, com supervisão direta da ASF. A empresa, que Susana Wichels partilha com o marido, usa a marca C1 Broker. Ambos nasceram em Espanha e foram agentes Zurich durante 20 anos até decidirem começar por conta própria.

Neste momento Susana Wichels explica que em Espanha ou se é corretor e se é mediador exclusivo de uma marca que fica proprietária da carteira de seguros. Em Portugal é possível manter essa independência sem o custo e as obrigações de uma corretora e isso leva-a a trabalhar com 26 seguradoras diferentes, sendo mais frequente a colocação de riscos espanhóis em Espanha e portugueses em Portugal.

Tem trabalhado mais com a Zurich, Liberty e Hiscox, esta diretamente em Espanha e através da Innovarisk em Portugal, juntando ainda a seguradora de saúde Cigna e consulta a AXA XL quando a dimensão ou complexidade de riscos o justifica.

O negócio em Portugal e Espanha já tem uma carteira de 5 milhões de euros, e Susana Wichels tem clientes 100% estrangeiros qualificados como expatriados. De resto, é a necessidade de um seguro de saúde para obter visto de residência que muitas vezes faz chegar clientes online aos colaboradores que tem em Cascais, Lisboa e Porto e Algarve, para além dos que tem no sul de Espanha e nas ilhas Canárias.

“Vendemos a nossa experiência para quem se pretende mudar para Portugal e Espanha” e falar e escrever nas línguas dos clientes e compreender a sua cultura tem-se revelado uma chave para o desenvolvimento do negócio segurador. Susana Wichels exemplifica com a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, que esteve ativo no último trimestre de 2021 e gerou uma convulsão nos clientes da C1 Broker:“Foram 550 sinistros e 350 casas nos nossos segurados desapareceram, foi preciso dar-lhes assistência no contacto com as companhias e com o Consórcio de Compensação de Seguros, o fundo para catástrofes naturais criado por Espanha há mais de duas décadas”.

Recebendo o prémio da Zurich Espanha. Susana Wichels, pela melhor mediadora de Expats em 2022 com Sonia Calzada, diretora de Pessoas e Canal de Mediação da Zurich Spain (ao centro) e Sandra Van Kerckove, CEO do Group Xandra, que obteve o prémio melhor Agente Exclusivo 2022 de Zurich.

A empresa tem vários escritórios em Espanha, nomeadamente em Tenerife, Gran Canaria, Lanzarote, Denia, Málaga, La Palma, Maiorca e em Portugal em Almancil no Algarve, mas trabalha com clientes residentes em toda a geografia ibérica devido às novas tecnologias”. Susana Wichels explica que “a C1 Broker nasceu com um modelo de negócio dual muito especifico e inovador: o “persodigital” por um lado, oferece um serviço de corretagem de seguros centrado no segmento Expat com uma forte componente on-line, mas também com espaços personalizados de atendimento ao cliente (um híbrido digital e pessoal), e por outro lado, gere eficientemente uma rede de colaboradores e franchise”. Na sua carteira de clientes tem ingleses, alemães e regista agora uma procura crescente de eslavos, nomeadamente russos que estão a procurar Portugal e Espanha para viver.

Esta especialização foi mesmo distinguida recentemente com o prémio “A melhor mediadora de Seguros 2022” no mercado Expat pela companhia Zurich em Espanha. Em relação a produtos Saúde, Vida, Casa, Automóvel, Barcos para segmento médio alto e alto são a base da carteira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

C1 Broker expande em seguros: “Portugal está na moda para expats”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião