Marsh: Custo dos seguros a subir de forma moderada

  • ECO Seguros
  • 6 Fevereiro 2023

Prémios dos seguros cyber a aumentar a ritmo mais lento. As taxas em seguros de Linhas Financeiras e RC Profissional caem pelo segundo trimestre consecutivo, conclui Global Insurance Market Index.

Os preços dos seguros aumentaram, em média, 4% no quarto trimestre de 2022, de acordo com o relatório Global Insurance Market Index, divulgado pela Marsh, especialista em consultoria de riscos e corretagem de seguros.

Verifica-se um aumento inferior, quando comparado com o acréscimo de 6% registado no terceiro trimestre, e de 9% no segundo trimestre, mantendo-se, assim, uma tendência de aumento moderado dos preços dos seguros, iniciada no primeiro trimestre de 2021. É o 21º trimestre consecutivo de aumento dos prémios, moderado na maioria das regiões, à exceção das Linhas Financeiras e RC Profissional, que diminuíram apenas pela 2.ª vez desde o terceiro trimestre de 2017.

“Os nossos clientes continuarão a enfrentar um ambiente operacional difícil em 2023”, constatou António Morna, Diretor de Placing da Marsh Portugal.

A subida de preços na maioria das regiões foi moderada ou manteve-se igual, muito devido a uma diminuição em algumas linhas financeiras e de RC Profissional, principalmente nos seguros de responsabilidade civil para administradores e diretores (D&O).

Os E.U.A. registaram um aumento do preço composto de 3%, uma diminuição em relação aos 5% verificados no terceiro trimestre de 2022, enquanto que no Reino Unido os preços registaram um aumento de 4%, um valor mais baixo em relação aos 7% registados no terceiro trimestre de 2022. No Pacífico, o aumento foi de 5%, na Ásia de 2% e na Europa Continental de 6%, concordante aos aumentos registados no terceiro trimestre. Na América Latina e Caraíbas registou-se uma subida de 7%, um aumento em relação aos 5% registados no terceiro trimestre de 2022.

Entre outras conclusões, o relatório destaca:

  • Os prémios globais para os seguros de Danos Materiais subiram em média 7% no quarto trimestre de 2022, em comparação com o aumento de 6% registado no trimestre anterior. Os prémios de Responsabilidade Civil aumentaram, em média, 3%, em comparação com os 4% do trimestre anterior.
  • Pelo segundo trimestre consecutivo, os preços globais nas Linhas Financeiras e RC Profissional diminuíram, impulsionados por reduções de taxas nos E.U.A., Reino Unido e Austrália, regiões onde os preços médios diminuíram 6% no quarto trimestre, por comparação com o decréscimo de 1% registado no terceiro trimestre.
  • Globalmente, os prémios de seguros de cyber aumentaram 28% no quarto trimestre de 2022, em comparação com um aumento de 53% no terceiro trimestre. Nos maiores mercados de seguro de cyber, a taxa de aumento continuou moderada, registando-se uma subida de 28% nos EUA e de 34% no Reino Unido, em comparação com os 48% e 66%, respetivamente, registados no trimestre anterior.
  • Na maioria das regiões, o impacto da inflação na valorização dos ativos e nos custos dos sinistros continuam a ser um ponto fulcral para os seguradores nas renovações que se avizinham.

António Morna, Diretor de Placement da Marsh Portugal, afirmou: “após um 2022 desafiante, os nossos clientes continuarão a enfrentar um ambiente operacional difícil em 2023. Com o abrandamento da economia global, para além da inflação persistente e das tensões geopolíticas, muitos clientes enfrentarão dificuldades significativas”. O profissional esclareceu: “os prémios de seguros de Danos Materiais continuam a ser afetados pelo elevado nível de perdas em 2022, sobretudo devido a fenómenos da natureza extremos em várias regiões do mundo. Estamos a trabalhar com os nossos clientes para avaliar diversas opções, incluindo o uso crescente de cativas e opções alternativas de financiamento de risco, para responder às suas necessidades e obter o melhor resultado do mercado”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marsh: Custo dos seguros a subir de forma moderada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião