BRANDS' TRABALHO A tendência das organizações “Skills-First”

  • BRANDS' TRABALHO
  • 6 Fevereiro 2023

Qual o impacto para as organizações do ChatGPT passar com sucesso exames de direito e gestão de universidades nos Estados Unidos? Relança a discussão da estratégia “Skills-First” vs Diploma.

A utilização de Inteligência Artificial (IA) é uma tendência identificada nos últimos anos, que irá aumentar a sua presença na nossa vida e que irá revolucionar a forma como olhamos para o mundo.

Não existe um melhor exemplo de disrupção e adoção de IA nos últimos meses do que o ChatGPT (Chat Generative Pre-Trained Transformer) que, desde que foi disponibilizado ao público a 30 de Novembro 2022, conta com mais de um milhão de utilizadores.

O ChatGPT é um software programado para gerar textos numa linguagem natural (chatbot) e que fornece respostas às perguntas feitas pelo utilizador já tendo criado textos complexos, poesia e até código de programação.

A capacidade do ChatGPT foi já posta à prova também na componente académica, onde passou com sucesso exames de cursos de Gestão/MBA (Gestão de Operações – Wharton School of Business), Direito (Lei Constitucional – University of Minnesota Law School) e exames que integram o acesso à carteira profissional de médico (Estados Unidos).

Estes resultados têm um impacto e devem levar a reflexão, não apenas no mundo académico, mas também no mundo empresarial, já que é esperado que ferramentas de IA continuem a ter acesso mais alargado.

Estes resultados realçam também a importância do debate sobre qual será a melhor estratégia de gestão de recursos humanos a usar:

· Abordagem Skills-First – que enfatiza as competências, experiências e capacidades de cada pessoa;

· Abordagem tradicional – que foca os diplomas, o histórico de trabalho e os “títulos” de cada pessoa.

Historicamente, a abordagem tradicional foi aquela que foi usada de forma mais abrangente e disseminada, especialmente em grandes organizações, e que contribuiu para organizações de sucesso.

No entanto, empresas como a Apple, General Motors, EY, Google, Merck, entre outras, já começaram a remover requisitos obrigatórios de candidaturas associados a diplomas para algumas funções.

Isto leva a que a abordagem Skills-First esteja a ter cada vez mais relevância e a ganhar maior adoção, já que tem potencial para abordar desafios atuais do mercado de trabalho, enquanto também suporta o papel das organizações na componente de ESG.

Nuno Aniceto, Manager EY, People Advisory Services

Algumas das vantagens de seguir uma abordagem Skills-First são:

1. Democratizar o acesso a oportunidades.
Tendo diretamente em conta as competências, e não a forma como foram adquiridas, uma abordagem Skills-First tem o potencial de democratizar o acesso a oportunidades económicas e de carreira para mais pessoas que uma abordagem tradicional.

2. Aceder a um pipeline de talento por descobrir, diversificando a origem do talento.
A contratação segundo uma abordagem Skills-First não nega a utilidade do diploma, mas ao mesmo tempo reconhece a realidade que nem todas as pessoas têm os meios, oportunidade ou tempo para obter os mesmos. Muda o foco para a forma como os candidatos podem demonstrar que têm as competências necessárias para realizar a função, e não para o seus diplomas.

3. Aumentar retenção, confiança e compromisso do colaborador.
Com base no Workplace Learning Report 2022 do LinkedIn, o fator mais impactante num excelente ambiente de trabalho é a existência de oportunidades para aprender e crescer. Assim, usando programas de aprendizagem orientados a desenvolver competências específicas que vão de encontro às necessidades e aspirações do colaborador, existe um aumento expectável de confiança entre o colaborador e a organização. Isto, por sua vez, possibilita o aumento do compromisso, satisfação e retenção.

4. Cria opções de desenvolvimento de carreira mais robustas.
O desenvolvimento de carreira baseado em competências permite aos colaboradores terem acesso a oportunidades de mobilidade vertical e lateral dentro da organização, sendo a mesma mais personalizada e não linear como na abordagem tradicional.

5. Obter uma visão holística das necessidades atuais e futuras de competências.
As organizações vão poder desenvolver uma visão holística do talento e competências que detêm. Adicionalmente, com uma visão clara da necessidade e oferta de competências em toda a organização, os diferentes stakeholders (RH, Gestores de Equipa e Administração) conseguem compreender se a estratégia de negócio é alcançável, se existem lacunas e qual o investimento é necessário ser feito.

Esta tendência também é visível nos sistemas de gestão de RH mais usados no mundo, tendo vindo a ser atualizados com novas capacidades centradas numa filosofia Skills-First, como por exemplo:

· SAP SuccessFactors: Center of Capabilities

· Workday: Skills Cloud

· Oracle: Dynamic Skills

Assim, a gestão de recursos humanos baseado na abordagem Skills-First acaba por ser uma tendência que responde a alguns desafios do mercado de trabalho, mas também é uma oportunidade para as organizações liderarem este novo mercado de trabalho e abraçarem inovações como IA para ganhar vantagens competitivas enquanto promovem e melhoram a qualidade do seu capital humano.

Nuno Aniceto, Manager EY, People Advisory Services.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tendência das organizações “Skills-First”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião