Empresas antecipam aumento de 1,1% nas exportações em 2023

Aumento é sustentado no crescimento do comércio dentro da União Europeia, dado que se espera uma descida nas trocas comerciais para fora da União Europeia.

As empresas antecipam um aumento nas exportações este ano. Para 2023, as empresas perspetivam um acréscimo de 1,1% na venda de bens para o exterior em comparação com 2022. O crescimento estará sustentado nas trocas comerciais para dentro da União Europeia (UE), indica nesta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As previsões de exportações, no entanto, não são fáceis de fazer porque existe “incerteza quanto à evolução dos preços“, refere o INE. Para o interior da UE antecipa-se um aumento dos envios de 1,7%; para fora do espaço comunitário, estima-se uma descida de 0,3%.

A subida das exportações, no entanto, não se prende apenas com o aumento de bens transacionados. “As expetativas das empresas para a evolução das suas exportações de bens em 2023 diferem nos vários setores de atividade, verificando-se em alguns casos aumentos esperados em resultado de acréscimos de preços”, aponta o INE.

Entre as grandes categorias de bens, a maior subida (+8,2%) é esperada para as máquinas e outros bens de capital e seus acessórios sem contar com o material de transporte. A única descida poderá ocorrer na categoria de “fornecimentos industriais não especificados”.

Nos casos de previsão de descida, a redução é “decorrente da previsão de contração da procura e de paragens programadas ou descontinuidade de linhas de produção, em resposta às condições de mercado, às disrupções nas cadeias de valor global e aos aumentos nos custos dos fatores de produção”, sinaliza o INE.

O INE nota também que as empresas, sobretudo as da indústria transformadora “não esperam melhorias” para o início do ano de 2023 na procura global e na procura pela carteira de encomendas.

(Notícia atualizada às 11h29 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas antecipam aumento de 1,1% nas exportações em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião