Bolsa de Istambul encerra pela primeira vez em 24 anos
A bolsa, que encerra pela primeira vez desde 1999, justificou a decisão com "a volatilidade crescente e as flutuações de preços extraordinárias após o catastrófico sismo".
A bolsa de Istambul anunciou esta quarta-feira o seu encerramento até terça-feira, devido à volatilidade do mercado após o sismo que abalou na segunda-feira a Turquia e a Síria e provocou pelo menos 11.700 mortos.
A bolsa, que encerra pela primeira vez desde 1999, justificou a decisão com “a volatilidade crescente e as flutuações de preços extraordinárias após o catastrófico sismo”.
O abalo, com uma magnitude de 7,8, seguido de várias réplicas, devastou o sudeste da Turquia e o norte da Síria. O mercado registava perdas acentuadas antes de decidir suspender as operações esta quarta-feira de manhã.
“Dado o baixo volume de transações que não permite uma eficaz fixação dos preços, todas as operações efetuadas durante a suspensão do mercado em 08 de fevereiro de 2023 serão canceladas“, indicou a bolsa à tarde, explicando que o encerramento se prolonga até terça-feira, inclusive.
A última vez que a bolsa de Istambul tinha encerrado foi após o sismo de 1999, que fez mais de 17.000 mortos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bolsa de Istambul encerra pela primeira vez em 24 anos
{{ noCommentsLabel }}