Supervisor italiano suspende resgates da seguradora Eurovita

  • ECO Seguros
  • 10 Fevereiro 2023

Foi nomeado um administrador judicial para até 31 de março haver solução para a companhia Vida. Resgates antecipados estão suspensos exceto os relacionados com pensões.

A seguradora italiana Eurovita foi intervencionada pelo IVASS, Istituto per la Vigilanza sulle Assicurazioni, entidade supervisora dos seguros em Itália afastou a administração e ordenou a gestão provisória da Eurovita e da Eurovita Holding pelo comissário Alessandro Santoliquido, ex-CEO da seguradora Amissima.

Alessandro Santoliquido vai liderar a primeira intervenção numa seguradora em Itália por parte do supervisor.

Esta foi a primeira intervenção na história do regulador dura até 31 de março determina a suspensão temporária do direito dos tomadores de exercerem os resgates de seguros e produtos de capitalização subscritos na Eurovita.

A suspensão não se aplica aos pagamentos devidos por fim dos contratos nem aos casos de pedidos de resgate e adiantamentos relativos a regimes complementares de pensões.

O IVASS já tinha avisado a Eurovita que faltavam 250 milhões de euros de capital à seguradora para assegurar a sua solvência. Os resgates antecipados dos seus produtos de investimento, desde que a inflação fez subir as taxas de juro, aumentou com a tentação dos seus clientes por outros produtos financeiros. A Eurovita enfrentou a liquidação de tantas apólices do ramo Investimento que acabou por derrubar primeiro as reservas matemáticas e depois o capital regulamentar.

A Cinven, uma equity fund baseado em Londres, foi adiando a injeção de capital na Eurovita e durante os dois últimos foi alimentando a venda da seguradora à JC Flowers, outra equity fund, baseada em Nova Iorque e propriedade de Christopher Flowers, ex-sócio do Goldman Sachs.
A Cinvens realizou este investimento em 2016 através da fusão da ERGO Previdenza da Old Mutual Wealth Italy e da pré-existente Eurovita Assicurazioni.

O grupo tem a gestão de cerca de 680 mil apólices, recebe anualmente 2 mil milhões de euros em prémios através de uma rede de 150 agentes, 11 mil conselheiros financeiros e 2500 balcões de bancassurande e gere 17 mil milhões de euros em provisões.

Perante esta capacidade financeira, analistas italianos afirmam que a falência não se justifica, o IVASS concluiu que a demora na injeção de 250 milhões de euros se devia à vontade da Cinven em não o fazer enquanto tentava alienar a Eurovita. A missão de Santoliquido será assegurar a proteção das poupanças de todos os segurados para além do final de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Supervisor italiano suspende resgates da seguradora Eurovita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião