Preço do gás na Europa cai para nível mais baixo em cerca de um mês
A cotação do contrato TTF para entrega em março desvaloriza mais de 3%, para 52 euros por MWh, o seu nível mais baixo em quase quatro semanas.
O contrato de gás TTF para entrega em março, negociado em Amesterdão e que serve de referência para o mercado europeu, está a desvalorizar 3,41% para 52,10 euros por megawatt-hora (MWh) na manhã desta segunda-feira, de acordo com a base de dados Barchart.
Evolução do preço do gás nos últimos três meses
Acumulando perdas de 10,56% nos últimos cinco dias, os preços do gás natural para a Europa atingiram assim o nível mais baixo em quase quatro semanas, numa altura em que cresce a confiança na produção estável de energia para o resto dos meses de inverno, segundo a Bloomberg.
Apesar da paragem de fornecimento de gás por parte da Rússia, os receios de uma possível necessidade de racionamento e de interrupções não se têm materializado, devido, sobretudo, às temperaturas amenas — que travaram a procura de gás para aquecimento — e a importações de gás natural liquefeito. Daí que as reservas de gás do continente europeu estejam em níveis mais elevados do que o habitual nesta época do ano.
Para além disso, França reativou vários dos seus reatores nucleares, enquanto a Alemanha decidiu continuar a produzir energia nuclear até abril, juntamente com uma unidade na Eslováquia, o que também foi benéfico para fazer face à crise energética na Europa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do gás na Europa cai para nível mais baixo em cerca de um mês
{{ noCommentsLabel }}