Combustíveis voltam a descer para a semana. Gasóleo fica 3,5 cêntimos mais barato e gasolina 0,5 cêntimos

Esta segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,545 euros por litro de gasóleo simples e 1,684 euros por litro de gasolina simples 95

Os combustíveis vão voltar a descer na próxima semana. O litro de gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, vai descer 3,5 cêntimos e o de gasolina 0,5 cêntimos, avançou ao ECO fonte do mercado. Por isso, se puder, espere por segunda-feira para encher o tanque.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,545 euros por litro de gasóleo simples e 1,684 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Em fevereiro, o efeito de mecanismo de compensação aplicado ditou uma manutenção do desconto no ISP do gasóleo e um aumento de 2,3 cêntimos por litro no desconto do ISP no caso da gasolina, face a janeiro.

Os preços mantêm assim a tendência de descida já verificada esta semana. O gasóleo desceu sete cêntimos esta semana e a gasolina cinco cêntimos, ou seja, uma descida um cêntimo inferior ao antecipado pelo mercado.

Esta sexta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, estão a subir 2,18%, para os 86,34 dólares por barril, depois de a Rússia ter anunciado esta manhã um corte voluntário da produção de 500 mil barris a partir de março. Nos últimos dias, a cotação do barril de petróleo tem andado com oscilações, entre as perspetivas de recessão da economia dos Estados Unidos e as expectativas de recuperação total da economia da China — os principais clientes de crude. O Brent deverá registar esta semana um ganho semanal de 8%.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam a descer para a semana. Gasóleo fica 3,5 cêntimos mais barato e gasolina 0,5 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião