Catarina Martins vai deixar a liderança do Bloco de Esquerda

Catarina Martins anunciou que não se vai recandidatar à liderança do Bloco, na próxima convenção, marcada para maio. "É agora que o BE deve preparar a mudança política que já aí está", justificou.

Catarina Martins anunciou esta terça-feira que não será recandidata a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) na próxima convenção nacional, preparando-se, assim, para deixar a liderança do partido.

“Ao longo dos dez anos em que tive a função de coordenar o Bloco tivemos vitórias e derrotas. Uma pesada derrota eleitoral há um ano e vitórias eleitorais, como em 2015 e 2019″, afirmou a atual coordenadora numa conferência de imprensa. “Este dez anos foram um tempo extraordinário”, assumiu, lembrando ainda os tempos da geringonça.

“A geringonça foi o princípio do respeito. Foi um tempo extraordinário em que o país melhorou”, disse Catarina Martins, apesar de admitir que “ficou muito por fazer”. Na hora da despedida, a atual coordenadora do BE lembrou ainda que “foi possível avançar com as primeiras trincheiras no combate à precariedade, no respeito pelas pensões, na universalidade dos serviços públicos”, bem como avançar com subidas no salário mínimo nacional, e lamentou que a maioria absoluta o PS esteja “a reverter algumas medidas da geringonça”.

“É agora que o BE deve preparar a mudança política que já aí está”, disse Catarina Martins, fazendo alusão às sucessivas crises no Governo e às manifestações e greves de vários setores. A atual coordenadora não quis, no entanto, adiantar se se manterá como deputada ou em algum órgão do partido, mas garantiu que vai continuar a “estar em todas as lutas” pelo partido. “É com muita confiança que olho para o futuro do meu partido“, afincou.

Para Catarina Martins, o “BE deve juntar a máxima capacidade de transformação” e apesar de não referir se apoiará algum candidato, aponta que o novo líder deve centrar-se em temas como a educação, a saúde, o fim da discriminação e a proteção da habitação.

Catarina Martins assumiu o cargo em 2012, na altura em conjunto com João Semedo, sendo que a partir de 2014 começou a liderar sozinha. A XIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda vai realizar-se a 27 e 28 de maio, em Lisboa.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catarina Martins vai deixar a liderança do Bloco de Esquerda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião