Safe-Crop e Caravela lançam seguro contra ataque ao milho por javalis
A agência de subscrição especializada em agricultura e a seguradora querem proteger campos de milho em Portugal e avançam com uma cobertura contra a destruição de campos de milho por javalis.
A Safe-Crop lançou, nesta quarta-feira, no Congresso Nacional do Milho 2023, a sua nova proteção para os produtores de milho, uma cobertura que protege os produtores contra os ataques de javalis aos campos de cultivo.
“Numa altura de elevada profissionalização do setor, queremos ajudar os empresários a mitigar ao máximo o risco dos seus investimentos, para que consigam crescimentos sustentados das suas explorações agrícolas”, disse Filipe Charters de Azevedo, sócio fundador da Safe-Crop, “temos de estar no terreno e compreender o que mais afeta os produtores e esta nova solução é uma boa cobertura, considerada essencial tanto pelos produtores de milho para cereal como para silagem”, acrescenta.
Esta cobertura protege os produtores dos danos provocados por javalis na remoção da terra e acamação da cultura. O dano pode ocorrer na fase inicial da sementeira ou na fase de maturação do grão, pela destruição das plantas ou semente. “Habitualmente, esta nova cobertura será comercializada com uma franquia de 10% do capital por parcela”, afirma a mediadora.
“A Safe-Crop é uma agência de subscrição independente no setor agrícola”, explica Filipe Azevedo, que desenha os seus próprios produtos de seguro em linha com as necessidades do mercado, negociando a tomada de risco com diferentes companhias nacionais. O seu projeto passa por diversificar as linhas de distribuição de seguros e de acompanhamento das peritagens, de forma a estar mais próxima do cliente. Trabalha com diferentes companhias de seguros nacionais e internacionais e, para esta cobertura, foi realizada uma parceria com a seguradora Caravela.
“Não sendo um risco climático, a proteção não se enquadra nos apoios aos tradicionais seguros de colheitas – ou seja, o prémio não será bonificado”, conclui Filipe Charters de Azevedo.
Em Portugal, existem 100 mil hectares de cultivo de milho, sendo 65% desse espaço localizado no norte e centro do país, 22% em Lisboa e Vale do Tejo e 13% no Alentejo. Os javalis já provocaram prejuízos de um milhão de euros nas plantações portuguesas de milho e sorgo, podendo chegar ao milhão e meio, revelam números apurados num inquérito realizado pela Associação de Produtores de Milho e Sorgo de Portugal (ANPROMIS).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Safe-Crop e Caravela lançam seguro contra ataque ao milho por javalis
{{ noCommentsLabel }}