Preço do gás cai quase 2% e negoceia abaixo dos 50 euros por MWh
O contrato TTF para entrega em março cai 1,68%, para 49,72 euros por MWh, com o aproximar de dias com temperaturas mais frias. Mas não há sinais significativos de aumento do consumo de gás.
Numa altura em que se antecipam temperaturas mais frias e um possível maior consumo de gás para aquecimento, o contrato de gás TTF para entrega em março, negociado em Amesterdão e que serve de referência para o mercado europeu, está a desvalorizar 1,68% para 49,72 euros por megawatt-hora (MWh) na manhã desta quinta-feira, de acordo com a base de dados Barchart. Nos últimos cinco dias, esta matéria-prima acumula perdas de 4,3%.
Evolução do preço do gás nos últimos três meses
No entanto, segundo a Bloomberg, não há sinais significativos de que o consumo de gás esteja a aumentar. A União Europeia (UE) baixou o seu consumo de gás entre agosto do ano passado e janeiro deste ano em quase um quinto comparativamente à média do mesmo período entre 2017 e 2022, superando a meta de redução de 15%, fixada pelo Conselho da UE como parte da estratégia da diminuição da dependência energética face à Rússia.
Mas o diretor da Agência Internacional de Energia (AIE) alerta que, apesar de uma grande queda nos preços do gás, a Europa ainda não ganhou a sua “guerra energética” contra Moscovo. Em declarações ao Financial Times, Fatih Birol diz que o continente europeu tem beneficiado de temperaturas amenas neste inverno, mas tem “muito mais a fazer” para diversificar os abastecimentos.
“Penso que a Europa fez um bom trabalho, [a sua estratégia] tem sido um grande sucesso. Mas estar demasiado confiante para o próximo inverno é arriscado e é tempo de continuar e intensificar os esforços para 2023”, afirmou o líder da AIE.
Os preços do gás natural europeu caíram cerca de 85% desde que, em agosto, atingiram um pico acima dos 300 euros por MWh, à medida que os esforços para encontrar fontes alternativas, a conservação dos abastecimentos existentes e um clima mais quente levaram a um grande volume de gás armazenado com o aproximar do fim do inverno.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do gás cai quase 2% e negoceia abaixo dos 50 euros por MWh
{{ noCommentsLabel }}