Frio provoca terceira semana de subida dos preços do gás natural este ano
Com a descida de temperaturas prevista para os próximos dias, os futuros do TTF valorizam 2,60%, para 52,10 euros. Futuros caminham para a terceira semana de subida acumulada este ano.
O contrato de gás TTF para entrega em março, negociado em Amesterdão e que serve de referência para o mercado europeu, está a subir 2,60% na manhã desta sexta-feira, para 52,10 euros por megawatt-hora (MWh), de acordo com a plataforma Barchart.
Evolução do preço do gás nos últimos três meses
É o terceiro dia consecutivo em que sobem os futuros no mercado de gás natural europeu, que acumulam ganhos de quase 6% nos últimos cinco dias. Este desempenho acontece numa altura em que se antecipam temperaturas mais baixas na Europa ocidental na próxima semana.
“Prevê-se que as temperaturas abaixo do normal se estendam do centro do continente europeu ao sudoeste durante este período”, indicou a empresa norte-americana de tecnologia espacial Maxar Technologies na previsão meteorológica desta sexta-feira, citada pela Bloomberg.
Não obstante, as reservas de gás na Europa ainda estão bem acima dos níveis habituais para esta época do ano (63%), mas as temperaturas frias poderão levar a um maior consumo de gás para aquecimento no final deste inverno, o que aumentará a pressão sobre o armazenamento e pode potencialmente requerer injeções mais elevadas durante os meses de verão.
O gás negociado em Amesterdão caminha apenas para a sua terceira semana de ganhos este ano, visto que o clima ameno aliviou a pressão sobre os preços. Apesar disso, os preços do gás continuam em baixa de mais de 30% este ano, depois de terem subido para níveis recorde em 2022, prejudicando as empresas industriais europeias e agravando a crise energética.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Frio provoca terceira semana de subida dos preços do gás natural este ano
{{ noCommentsLabel }}