Dormidas de turistas estrangeiros duplicaram face a janeiro de 2022

  • Mariana Marques Tiago
  • 28 Fevereiro 2023

O primeiro mês do ano registou um aumento das dormidas de turistas portugueses e estrangeiros. O mercado interno aumentou 38,7%. Já o mercado externo registou um aumento de 101,3%.

O ano de 2023 iniciou com um crescimento acentuado do setor do alojamento turístico face ao mesmo período do ano anterior: registaram-se 1,5 milhões de hóspedes (um crescimento de 72,5%) e 3,5 milhões de dormidas (um aumento de 74,5%). No que toca às dormidas em alojamentos, o destaque vai para os turistas estrangeiros, que totalizaram 2,3 milhões de dormidas em 2023.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta terça-feira as estatísticas rápidas de atividade turística relativas a janeiro de 2023. O primeiro mês do ano registou um aumento das dormidas de turistas portugueses e estrangeiros. O mercado interno contribuiu com 1,2 milhões de dormidas (um aumento de 38,7% face a janeiro de 2022). Já o mercado externo registou um aumento de 101,3% de dormidas face ao período homólogo de 2022 (o que se traduz em 2,3 milhões de dormidas).

Segundo o INE, em 2023 superaram-se os níveis de dormidas registados em 2020. Face a este período, o destaque vai para os turistas portugueses, cuja dormida em alojamentos aumentou 10%. As dormidas de estrangeiros também aumentaram, mas o valor é significativamente menor: 4,8%.

Resultados gerais do setor de alojamento turístico

Hotelaria superou AL

O tipo de estabelecimento mais procurado pelos turistas foi o hoteleiro (onde se inserem hotéis, aparthotéis, pousadas e quintas da Madeira, apartamentos turísticos e aldeamentos turísticos). As dormidas nesta categoria aumentaram 77,1% face a janeiro de 2022 (e 2,7% face ao mesmo mês de 2020).

A segunda categoria mais procurada — o Alojamento Localtambém cresceu face a janeiro do ano anterior, mas menos: 71,2%. Face a 2020, este crescimento foi de 25,3%, o que evidencia o destaque que o AL tem tido ao longo dos últimos três anos.

Já a procura pela última categoria — Turismo no Espaço Rural e de Habitaçãoaumentou 28,1% (e, face a janeiro de 2020, 45,8%).

Norte-americanos procuram Portugal

O instituto de estatística nacional avançou ainda que, do universo de turistas estrangeiros que procuram Portugal no primeiro mês do ano, a maioria tinha origem britânica (representando 14,8% do total das dormidas de não residentes). Seguiram-se os turistas alemães e espanhóis, que corresponderam a 11,3% e 10,2% do total das dormidas de estrangeiros, respetivamente.

Apesar de os hóspedes britânicos representaram a maioria das dormidas de não residentes em Portugal, comparativamente a janeiro de 2020, houve um decréscimo da dormida destes turistas no país, nomeadamente 3,2%.

Por seu lado, completa o INE, os maiores crescimentos observaram-se nos mercados norte-americano (um aumento de 53,1%), polaco (que cresceu 65,4%) e irlandês (que subiu 48,1%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dormidas de turistas estrangeiros duplicaram face a janeiro de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião