Fidelidade defende micro-seguros em Moçambique para setor informal

  • Lusa
  • 1 Março 2023

O presidente do conselho de administração da seguradora Fidelidade Ímpar, em Moçambique, defendeu uma revisão legislativa para trazer o setor informal para o mercado, através de micro-seguros.

O presidente do conselho de administração da seguradora Fidelidade Ímpar, em Moçambique, defendeu, nesta segunda-feira, uma revisão legislativa para trazer o setor informal para o mercado, através de micro-seguros.

“É necessário encarar uma revisão da lei assente na realidade local. Temos de responder a parâmetros internacionais sim, mas também temos de ter uma componente muito realista: a nossa economia é informal“, declarou, à comunicação social, Manuel Gamito, à margem do lançamento de uma campanha da seguradora, em Maputo.

Para o presidente da Fidelidade Ímpar, o setor informal, que domina a economia moçambicana, gera rendimentos e, consequentemente, os seus operadores têm direito a seguros no âmbito das suas atividades.

“A revisão da lei deve ter em conta que este informal (carpinteiro, pescador ou outro) tem direito ao acesso a serviços bancários da mesma forma que tem direito aos seguros”, frisou Manuel Gamito. “Que o homem da aldeia, com os seus recursos, consiga ter um seguro do seu motor de pesca, da sua embarcação ou o seu seguro pessoal”, disse.

Entre os principais elementos que afastam os operadores informais do mercado destaca-se o “quadro legal disperso”, a burocracia e a falta de soluções que se adequem às condições financeiras dos trabalhadores.

A campanha lançada pela seguradora é designada “Juntos Somos Mais Seguros” e visa reforçar a política de inclusão da empresa, destacando serviços e produtos “adaptados às necessidades de cada cliente”.

Em dezembro de 2021, a Fidelidade, que já estava em Moçambique desde 2014, anunciou a aquisição de 70% do capital da Seguradora Internacional Moçambique (SIM), que operava sob a marca Ímpar, numa transação avaliada em 46,8 milhões de euros.

A seguradora destacou que o primeiro ano de operações com a nova marca Fidelidade Ímpar foi positivo, registando um crescimento da quota de mercado e um aumento do número de funcionários em 10%, ascendendo a um total de 216 colaboradores.

Em Moçambique, a seguradora está presente em oito províncias, contando com mais de 330 mil clientes.

Fundada em 1808, a Fidelidade apresenta-se como uma das seguradoras líder de mercado em Portugal, operando ainda em Angola, Cabo Verde, Espanha, França, Macau, Peru, Bolívia, Paraguai e Chile, além de Moçambique.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade defende micro-seguros em Moçambique para setor informal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião