SCOR a perder mas retrocessão suaviza impacto

  • ECO Seguros
  • 6 Março 2023

"O Conselho de Administração está confiante na capacidade do Grupo para regressar ao crescimento, restaurar a rentabilidade e reforçar a sua solvência", diz Denis Kessler.

A seguradora e resseguradora francesa Scor reportou um rácio líquido combinado de 113,2% para o seu negócio global de P&C em 2022, resultado de um elevado rácio nat cat, embora os seus resultados demonstrem que a retrocessão ajudou novamente a aliviar parte do fardo de mais um ano de perdas elevadas.

O novo Diretor Executivo da Scor, Thierry Léger, juntar-se-á ao Grupo a partir 1 de maio de 2023.

A divisão de subscrição de P&C (Property & Casualty)da Scor Global viu o seu rácio combinado líquido deteriorar-se de 100,6% em 2021 para 113,2% em 2022, o que a empresa atribui principalmente a um elevado rácio de catástrofes naturais de 12,4% dos prémios ganhos líquidos, dos quais 3,5% dizem respeito ao Furacão Ian.

O rácio de perdas por atrito aumentou de 81,5% para 94,6% em relação ao ano anterior, principalmente como resultado do aumento da reserva de P&C SCOR de 485 milhões de euros, revelado no terceiro trimestre, bem como da provisão de 86 milhões de euros relacionada com a guerra na Ucrânia, e da perda de 204 milhões de euros relacionada com a seca no Brasil.

Os resultados da companhia demonstram que a retrocessão teve um benefício positivo de 181 milhões de euros em P&C em 2022, o que está de acordo com o benefício de 189 milhões de euros de 2021, provavelmente relacionado com o Furacão Ian e outros eventos catastróficos.

No ramo de Life &Health, a Scor informou que a retrocessão teve um benefício positivo substancial de 731 milhões de euros em 2022, embora este seja inferior ao resultado líquido positivo da retrocessão de 1.668 mil milhões de euros em 2021.

Assim, embora o rácio combinado de P&C da resseguradora se tenha deteriorado ano após ano, parece ter sido mais elevado se não fosse a utilização de retrocessão, ou o resultado técnico líquido da divisão de L&H teria sido inferior.

Denis Kessler, Presidente da SCOR, afirmou: “os resultados anuais do Grupo são muito dececionantes, apesar de um desempenho sólido no quarto trimestre. Um regresso sustentável à rentabilidade é imperativo. O novo e experiente Diretor Executivo, Thierry Léger, juntar-se-á ao Grupo a 1 de maio de 2023. Ele apresentará as linhas gerais do seu plano estratégico na Assembleia Geral Anual a 25 de maio de 2023, e irá implementá-lo sem demora e com grande determinação, após a sua apresentação aos investidores em setembro de 2023. Isto permitirá ao Grupo aproveitar ao máximo a sua plataforma global de subscrição e os seus conhecimentos técnicos para aproveitar as oportunidades disponíveis nos mercados de resseguro de L&H e P&C, com base no seu estatuto de ressegurador Tier 1″.

François de Varenne, Director Executivo interino da SCOR, acrescentou: “2022 tem sido um ano difícil para a SCOR, mesmo se o quarto trimestre foi melhor do que os trimestres anteriores. Com a normalização da pandemia, o negócio do resseguro L&H teve um desempenho muito bom em 2022. Juntamente com o resseguro de P&C, a L&H está a gerar benefícios de diversificação significativos, e a IFRS 17 irá revelar o valor total da carteira.

“As renovações dos P&C em 1 de janeiro de 2023, confirmam o contínuo ‘endurecimento do mercado’. Espera-se que as taxas de reinvestimento se mantenham elevadas, aumentando a contribuição financeira da carteira de investimentos. As equipas estão totalmente mobilizadas para acelerar a execução do plano de um ano para restaurar a rentabilidade do Grupo e assegurar a transição para a nova norma IFRS 17. Estamos prontos a apoiar o novo CEO na preparação e execução de um novo e ambicioso plano estratégico”, apontou o Diretor Executivo interino.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SCOR a perder mas retrocessão suaviza impacto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião