Ping An responsável por 23% dos danos de incêndio do Hotel Kimpton

  • ECO Seguros
  • 7 Março 2023

Property & Casualty da Ping An disse ter cobertura de resseguro que reduz exposição a sinistros do incêndio do Hotel Kimpton, com 42 andares, e que ardeu em fase final de contrução, em Hong Kong.

Na sequência do incêndio que devastou o Hotel Kimpton na passada sexta-feira, em Hong Kong, uma unidade do grupo de seguros Ping An admitiu a responsabilidade como seguradora que fornece a cobertura do acidente.

O Hotel Kimpton está segurado por um total de 335,3 milhões de dólares US, disse a Ping An.

A área de Propriedade e Acidentes (P&C) da Ping An disse que, com os acordos de resseguro em vigor, a seguradora é responsável por 23,06% dos sinistros no Hotel Kimpton, num montante máximo de 606,94 milhões de dólares de Hong Kong (HK), 73,32 milhões de dólares dos E.U.A (US). O total vem da seguradora, ao analisar que o imóvel tem uma cobertura total de 2,63 mil milhões dólares HK, 335,3 milhões de dólares US. Os custos globais incluem os 1,82 mil milhões de dólares HK de seguro de “todos os riscos dos empreiteiros” e 800 milhões de dólares de HK de cobertura de responsabilidade civil de terceiros.

O custo máximo de cobertura confirmado é superior à estimativa de um perito no setor dos seguros, que já considerava este o pagamento mais alto da história de Hong Kong. Chan Kin-por estimou que o pedido de indemnização pelo incêndio do Hotel Kimpton poderia ir de 25 milhões de dólares US até 64 milhões de dólares US.

Disposições de resseguro

“A empresa atribuiu grande importância ao incidente e criou um grupo de trabalho especial para acompanhar quaisquer serviços de emergência e de reclamações”, disse um porta-voz da Ping An, em declarações ao jornal South China Morning Post (SCMP).

O porta-voz acrescentou que a área de P&C da Ping An tinha resseguro para o montante do edifício segurado, resultando na cobertura, pela seguradora, de apenas uma fração do avultado custo associado ao fogo. O hotel de 42 andares já estava fase final de construção – 90% – quando se deu o sinistro, o que o habilita a um nível de indemnização elevado.

O pagamento, que poderá alcançar os 500 milhões de dólares HK, como estimado pelas seguradoras, é uma enorme quantia de compensação. Mesmo depois do resseguro, a responsabilidade para a Ping An permanecerá elevada e será uma má notícia para o preço das ações”, disse o especialista em estratégia da Everbright Securities, Kenny Ng Lai-yin.

Embora se espere que os custos do incêndio reduzam as ações do gigante dos seguros chinês, Ng Lai-yin disse que os seus efeitos durarão apenas algumas semanas. O estatuto de Ping An como companhia de seguros líder significa que é considerado normal enfrentar, pontualmente, enormes reclamações, embora aponte que “não é assim tão comum ter um incêndio enorme num arranha-céus”.

“Enquanto a Ping An tiver uma gestão de risco adequada, não haverá impacto negativo a longo prazo para a companhia”, confia Ng Lai-yin.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ping An responsável por 23% dos danos de incêndio do Hotel Kimpton

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião