Corretora francesa SantéVet quer entrar no mercado pet em Portugal

  • ECO Seguros
  • 7 Março 2023

Especializada em seguros para animais de estimação, a corretora SantéVet afirma ter 50% do mercado francês e tem Portugal na sua mira de expansão. Segura cães, gatos, furões, coelhos e papagaios.

A SantéVet, marca da corretora Vetassur, baseada em Lyon, acabou de inaugurar uma sucursal em Milão, Itália, e tem agora na mira entrar em Portugal, Áustria Polónia e Países Baixos. Depois de França, onde começou em 2003, a expansão aconteceu para a Bélgica, Espanha, e Alemanha. Já está registada na ASF em Portugal em regime de livre prestação de serviços (LPS).

Com olhos em Portugal está, à esquerda, Hugues Salord, diretor geral da SantéVet, que substituiu o seu irmão Jérôme, fundador da empresa, durante o ano passado.

Colocando os seguros nas companhias francesas Allianz IARD e L’Equité, a SantéVet tem 300 mil apólices ativas, 450 empregados e 100 milhões de prémios emitidos. Conseguiu 21 milhões de receitas de comissões em 2021 – registando crescimento de dois dígitos nos últimos quatro anos – obtendo 9,6 milhões de euros de lucro líquido na operação francesa, que representa 85% do negócio. No entanto, a corretora pretende obter 40% das suas receitas fora de França até 2025.

Para a expansão refinanciou-se em 150 milhões de euros junto da Columna Capital, fundo de investimento que detém a maioria do capital desde 2017. Hugues Salord é diretor geral da SantéVet, tendo substituído o seu irmão Jérôme, fundador da empresa, durante o ano passado.

A SantéVet vende seguros para cães, gatos e aposta nos chamados novos animais de companhia como coelhos, furões, porquinhos-da-índia ou mesmo papagaios. Ainda nas inovações pretende lançar em França o agendamento de consultas online, crédito para donos de animais de estimação sem seguro, guarda de animais e telemedicina.

O potencial de crescimento do mercado tem sido o motor da SantéVet. Segundo a empresa, o mercado francês tem um potencial de crescer para 3 mil milhões quando 70% dos animais de estimação estiverem cobertos por seguros, tal como acontece na Suécia. Em Itália, onde abriram a nova sucursal. Apenas 12% dos 60 milhões de pets estão segurados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corretora francesa SantéVet quer entrar no mercado pet em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião