Despejos por falta de pagamento de rendas vão ser simplificados
Governo pretende que senhorios possam recorrer ao procedimento especial de despejo, mesmo quando não consigam notificar os inquilinos da cessação dos contratos.
O Governo pretende introduzir alterações ao Balcão Nacional de Arrendamento, no âmbito do pacote Mais Habitação. Uma das medidas é a possibilidade de os senhorios recorrerem ao procedimento especial de despejo, mesmo quando não consigam notificar os inquilinos da cessação dos contratos, notícia o Público.
Vão também passar a estar previstos na lei prazos mínimos e máximos para que os inquilinos desocupem as casas quando houver uma decisão de despejo. Atualmente, não há qualquer definição legal para o momento em que os inquilinos devem deixar as casas após a emissão de um título de desocupação, exigindo, por isso, um acordo entre senhorio e inquilino para a definição do prazo.
Segundo o jornal, há também alterações para reforçar a proteção dos inquilinos, como a imposição da intervenção de um tribunal, mesmo quando os inquilinos não se oponham à notificação de despejo, para garantir que a argumentação apresentada pelos senhorios para o despejo é válida. Estas e outras alterações à legislação estarão em consulta pública até 24 de março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Despejos por falta de pagamento de rendas vão ser simplificados
{{ noCommentsLabel }}