AM Best diminui ratings da Scor

  • ECO Seguros
  • 12 Março 2023

A decisão reflete a queda do desempenho operacional da resseguradora francesa, que já não se enquadra da forte avaliação anterior da AM Best. Mas a resseguradora mantém a sua posição de destaque.

A AM Best baixou as classificações de crédito da Scor, e justificou que a atitude reflete a deterioração do desempenho operacional da resseguradora francesa, que já não reúne as condições para a avaliação anterior da AM Best.

A agência de rating baixou o Financial Strength Rating (FSR) para A (Excelente) de A+ (Superior), e o Long-Term Issuer Credit Ratings (ICR a longo prazo) para “A+” (Excelente) de “AA-” (Superior) do SCOR SE (SCOR) e das suas principais subsidiárias operacionais.

A AM Best também baixou as notações de crédito de emissão a longo prazo (Long-Term Issue Credit Ratings – IRs de Longo Prazo) nos instrumentos de notação de risco da SCOR. A perspetiva destas notações de crédito foi revista para estável, de negativo.

Nos seus resultados de 2022, a Scor reportou uma perda líquida notável de 301 milhões de euros e um rácio combinado de 113,2%, impulsionado por perdas de catástrofes naturais acima do orçamento e pelo reforço das reservas realizado no terceiro trimestre do ano.

A média de cinco anos da Scor (2018-2022) do rácio combinado de não-vida e do rácio de retorno sobre o capital é de 102,5% e 3,5%, respetivamente, tal como calculado pela AM Best.

A agência de rating explica que a diversificação dos ganhos da empresa entre os segmentos não-vida e vida modera um pouco a volatilidade nos seus resultados técnicos globais.

As perdas técnicas não-vida, registadas nos últimos seis anos, foram compensadas pelos lucros da carteira de vida da Scor em cinco dos seis anos, apesar da pandemia.

Em 2022, o resultado do ramo vida foi positivamente impactado pela gestão ativa do livro de forças e pela libertação de um considerável excesso de reservas no terceiro trimestre, disse a AM Best.

Embora a gestão da Scor tenha implementado ações corretivas para melhorar o desempenho da subscrição, tais como a redução dos seus picos de exposição, a não renovação de contas não rentáveis, e a racionalização da organização para aumentar as eficiências operacionais, a AM Best declara que levará tempo a melhorar o historial de rentabilidade técnica não-vida.

A agência de notação sugere que o fraco desempenho da subscrição em períodos recentes evidenciou fraquezas nas capacidades de subscrição e gestão de risco da Scor.

Como resultado, a avaliação ERM já não é considerada como um apoio à avaliação anterior muito forte e foi revista para se adequar. As capacidades de gestão de risco da empresa estão de acordo com o seu perfil de risco.

A AM Best espera que a capitalização ajustada ao risco da Scor seja mantida no nível mais forte prospetivamente, tal como medida pelo rácio de adequação de capital da Best (BCAR), apoiando a sua avaliação muito forte da solidez do balanço.

A agência de rating escreve: “A Scor beneficia de uma carteira de investimentos conservadora e de um robusto programa de retrocessão concebido para proteger a sua base de capital”.

A AM Best continua: “um fator parcialmente compensatório é a dependência da Scor de componentes de capital em condições favoráveis, que inclui dívida híbrida, valor do negócio de vida em força e uma facilidade de capital contingente”.

A agência concluiu: “a Scor continua a manter a sua posição de destaque como uma das cinco maiores resseguradoras mundiais, com excelente diversificação de produtos e geografias.

“Reconhecimento internacional, relações de longa data com clientes e conhecimentos técnicos especializados ajudam a Scor a gerir os ciclos do mercado local e global de resseguros. Espera-se que a empresa beneficie da melhoria das condições do mercado de resseguros enquanto executa no seu objetivo declarado de reduzir a volatilidade dos ganhos”, escreve em comunicado.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AM Best diminui ratings da Scor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião