Alessandro Octaviani é o novo supervisor de seguros no Brasil
O novo superintendente da Susep é Professor de Direito da USP e tem vasta experiência em seguros. Já foi nomeado pelo Governo Lula. A escolha agradou a seguradores e advogados.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), orgão supervisor dos seguros no Brasil, tem em Alessandro Serafin Octaviani Luis o novo titular para o cargo de superintendente da entidade. Substitui Carlos Queiroz que, interinamente, tinha assumido o cargo, após o afastamento de Alexandre Camillo pelo Governo Lula, no próprio dia da sua tomada de posse.
Allessandro Octaviani é Bacharel em Direito, Mestre em Ciência Política e Doutor em Direito Económico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na prática jurídica, sobretudo, em temas de Direito Económico, como o Direito Económico da Concorrência e o Direito Económico do Seguro. Foi Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE) e é professor de Direito Económico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
“O setor de seguros coloca-se totalmente à disposição do novo gestor nesta nova trajetória e confia que importantes contribuições serão oferecidas em favor da promoção e do crescimento do mercado privado de seguros”, destacou Dyogo Oliveira, presidente da presidência da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Ernesto Tzirulnik, diretor do IBDS e da Comissão de Direito do Seguro e Resseguro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), delegação de São Paulo, afirmou que Alessandro Octaviani conhece profundamente o Direito dos Seguros. “Há 22 anos, ajudou a fundar o Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS e sempre cooperou ativamente. Conhece os problemas que afetam o funcionamento tanto dos seguros populares, quanto dos seguros de grandes riscos. Tem conhecimento, cultura, experiência administrativa e vontade de melhorar o funcionamento dos seguros no Brasil”, concluiu.
A Susep é um organismo pertencente ao Ministério da Economia do Brasil que tem por função controlar e fiscalizar os mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Neste momento controla 307 empresas, das quais 128 seguradoras.
O organismo é membro do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados. O CNSP vai ser presidido por Fernando Haddad, o novo ministro da Fazenda, e é composto por representantes do Ministério da Justiça, do Ministério da Previdência Social, pelo superintendente da Superintendência de Seguros Privados, que é vice-presidente por inerência, do Banco Central do Brasil e da Comissão de Valores Mobiliários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alessandro Octaviani é o novo supervisor de seguros no Brasil
{{ noCommentsLabel }}