Dormidas de turistas na UE quase ao nível de 2019. Em Portugal, residentes já superam

Apenas a Dinamarca registou uma subida nas dormidas de turistas internacionais face a 2019. Em Portugal, hóspedes residentes já superam o período pré-pandemia.

O nível de noites dormidas em alojamentos na União Europeia no ano passado atingiu quase o nível pré-pandemia, estando a 95% do nível registado em 2019. Portugal está entre os países mais próximos de atingir os valores de 2019, sendo que as noites passadas pelos residentes do país em alojamentos turísticos já ultrapassaram os números observados antes da Covid-19.

A pandemia veio interromper o crescimento do turismo na UE, mas a atividade já se está a aproximar do normal, sendo que o número total de dormidas no alojamento turístico da UE atingiu 2,73 mil milhões em 2022, de acordo com os dados revelados pelo Eurostat esta quarta-feira. Isto representa uma diferença de 5% face ao número de dormidas em 2019, e uma subida de 49% face a 2021.

O ano de 2022 ainda começou com níveis “tímidos” de turismo, muito inferiores aos mesmos meses de 2019, mas a partir de maio de 2022, a diferença tornou-se menos percetível. “No restante ano, as dormidas no alojamento turístico foram menos de 5% inferiores às de 2019, sendo que nos meses de julho, agosto, setembro e outubro foram menos de 1% inferiores às dos meses homólogos de 2019”, indica o gabinete de estatísticas europeu.

Se dividirmos as dormidas de residentes e não residentes, é possível ver que as noites passadas por hóspedes domésticos na UE superaram os níveis de 2019, sendo que durante a pandemia os europeus passaram a fazer mais férias dentro do próprio país.

Olhando para os Estados-membros, a Dinamarca destaca-se ao ser o único país com um aumento dos turistas internacionais face a 2019. A Croácia (-2%) e o Luxemburgo (-3%) também se aproximaram dos níveis pré-pandemia, ainda que não tenham atingido mesmo. Segue-se Portugal, sendo assim o quarto país com menor diferença dos hóspedes internacionais face a 2019.

Já as dormidas dos turistas residentes em Portugal superaram em 2022 o nível registado no ano antes da pandemia Covid-19 atingir o país, ficando mais de 5% acima.

Por outro lado, a Letónia foi o país da UE que mais se afastou da plena recuperação em termos de dormidas de hóspedes internacionais (-45% em 2022 face a 2019), seguida da Eslováquia (-40%) e da Lituânia (-37%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dormidas de turistas na UE quase ao nível de 2019. Em Portugal, residentes já superam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião