Helvetia alcança volume de negócios de 482,3 milhões

  • ECO Seguros
  • 16 Março 2023

Os prémios de risco cresceram 4% e o lucro líquido aumentou para 34,2 milhões de euros. A companhia espanhola alcançou um rácio de retorno do capital próprio de 18,5%, superior ao de 2021.

A Helvetia Seguros alcançou um volume total de negócios de 482,3 milhões de euros, um crescimento de 1,6% em volume total de prémios e 4% em volume de prémios de risco, em comparação com o ano anterior e em linha com os objetivos estabelecidos. O ramo não-vida registou um aumento de 3,4% para 341,9 milhões de euros.

“O aumento do nosso já excelente volume de lucro e do volume total de negócios são prova do magnífico trabalho realizado pelos funcionários e corretores durante o ano passado e do empenho bem-sucedido da empresa em melhorar o desempenho técnico do negócio”, disse Iñigo Soto, CEO da Helvetia Seguros.

Os ramos vida e PPI atingiram um volume combinado de 140,4 milhões de euros, um decréscimo em relação ao ano anterior, devido à evolução dos produtos de poupança, e apesar do excelente desempenho das empresas de assistência familiar (morte) e de risco individual, que cresceram mais rapidamente do que o mercado.

A companhia alcançou um lucro líquido de 34,2 milhões de euros, 19,1% superior ao registado em 2021, impulsionado pelo crescimento, o desempenho dos mercados financeiros e pela qualidade do negócio.

Iñigo Soto, CEO da Helvetia Seguros, expressou a sua satisfação com os resultados obtidos numa conferência de imprensa realizada nesta quinta-feira em Madrid: “estamos muito satisfeitos com estes resultados, pois demonstram um crescimento rentável para a empresa, em linha com os nossos objetivos estratégicos”.

Soto acrescentou: “o aumento do nosso já excelente volume de lucro e do nosso volume total de negócios são prova do magnífico trabalho realizado pelos funcionários e corretores durante o ano passado, e do empenho bem-sucedido da empresa, em melhorar o desempenho técnico do negócio“.

O CEO explicou: “os resultados foram alcançados graças a uma evolução positiva dos principais elementos que constituem a base do negócio – um crescimento diversificado e rentável dos rendimentos de topo, tanto em não-vida como em vida; um rácio combinado e um rácio de perdas líquidas em não-vida em linha com o mercado e uma gestão de custos eficiente, adequada ao impulso comercial exigido pelo plano estratégico Helvetia 20,25″.

Quanto à composição da carteira de prémios, no final de 2022 distribuiu-se entre auto (26,3%), diversos (45,8%) e vida (27,9%), refletindo o alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa. No que respeita à evolução dos prémios e contribuições para o PPI, que atingiu um volume total de 482,3 milhões de euros, 2022 registou um crescimento de 1,6% no volume total de prémios e 4% no volume de prémios de risco.

No ramo não vida, registou-se um aumento de 3,4%, impulsionado pelo crescimento do negócio de empresas, transportes e pessoal (acidentes e saúde), onde o crescimento ultrapassou o mercado: automóvel (-2,9%), imobiliário (6,5%), pessoal (9,7%), transportes (13,2%), responsabilidade civil (6,4%).

O rácio líquido combinado dos não-vida (95,7%) melhorou 0,7 pontos em relação a 2021, principalmente como resultado de uma diminuição de 0,4 pontos no rácio de perdas líquidas dos não-vida (71%), que foi impulsionado pela redução das catástrofes naturais e por uma otimização técnica da carteira. As despesas conjuntas de administração e aquisição (24,7%) foram 0,2 p.p. inferiores às de 2021, principalmente devido a uma maior produtividade e eficiência nos processos administrativos.

No ramo vida e contribuições para o PPI houve uma diminuição de -3,8%, principalmente devido à evolução dos produtos de poupança e planos de pensões.

De notar, o crescimento dos produtos vida de risco individual (7,9%) e assistência familiar (7,3%), que atingiram mais de 72,5 milhões de euros de volume de negócios, ambos muito acima das taxas de crescimento do setor.

Como resultado destes números, a Helvetia Seguros alcançou um rácio de retorno do capital próprio (ROE) de 18,5%, superior ao registado em 2021 (16,2%).

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