Presidente chinês visita Rússia entre 20 e 22 de março

  • Lusa e ECO
  • 17 Março 2023

A diplomacia chinesa comunicou que Xi Jinping vai visitar Moscovo na próxima semana. O Kremlin já confirmou a visita, dizendo que as negociações abordarão a cooperação entre Rússia e China.

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai visitar a Rússia na próxima semana, anunciou esta sexta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

“A convite do presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, o presidente Xi Jinping vai realizar uma visita de Estado à Rússia, entre 20 e 22 de março”, disse o ministério, em comunicado, sem avançar mais detalhes.

A visita de Xi Jinping a Moscovo já foi confirmada esta manhã pelo Kremlin. As negociações, segundo avança a Reuters, que cita o Governo russo, incidirão sobre “assuntos de desenvolvimento futuro das relações compreensivas e a cooperação estratégica entre a Rússia e a China”.

Os dois líderes reuniram-se pela última vez em setembro passado, à margem da cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), no Uzbequistão.

Ambos expressaram, no entanto, o desejo de fortalecerem os seus laços, num período de tensões mútuas com o Ocidente.

A China afirmou ser neutra no conflito, mas, um mês antes da invasão, Xi e Putin proclamaram uma “amizade sem limites”, na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim.

O país asiático recusou-se a criticar a invasão da Ucrânia, mas condenou a imposição de sanções a Moscovo e acusou o Ocidente de provocar o conflito e “alimentar as chamas”, ao fornecer à Ucrânia armas defensivas.

Pequim considera a parceria com Moscovo fundamental para contrapor a ordem democrática liberal, liderada pelos Estados Unidos.

As relações entre Pequim e Washington deterioraram-se também rapidamente, nos últimos anos, devido a uma guerra comercial e tecnológica, diferendos em questões de direitos humanos, o estatuto de Hong Kong e Taiwan ou a soberania do mar do Sul da China.

Numa proposta para a paz com 12 pontos, divulgada no mês passado, Pequim destacou a importância de “respeitar a soberania de todos os países”, numa referência à Ucrânia, e apelou ao fim da “mentalidade da Guerra Fria”, numa crítica implícita ao alargamento da NATO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente chinês visita Rússia entre 20 e 22 de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião