Putin vai reunir-se com Xi Jinping esta semana
Desde 24 de fevereiro que a relação entre os países tem ganho cada vez mais relevância, devido à pressão internacional sobre a Rússia e as sanções económicas que lhe têm sido aplicadas.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, irão reunir-se até ao final do ano, avançou a agência TASS esta segunda-feira.
Os líderes da Rússia e da China anunciaram uma parceria “sem limites” entre os seus países aquando da visita de Putin a Beijing, em fevereiro, ainda antes do início da invasão.
A relação entre os políticos já existia antes de 24 de fevereiro. Mas desde então tem ganho cada vez mais relevância, devido à pressão internacional sobre a Rússia e as sanções económicas que têm sido aplicadas ao país.
No entanto, em setembro, Putin assumiu publicamente que o presidente chinês tinha expressado “questões e preocupação” relativamente à situação vivida na Ucrânia.
Até ao momento não há qualquer informação acerca da data ou local do encontro, mas Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou que brevemente serão adiantados detalhes.
Na última semana, Dmitry Medvedev visitou Beijing. O presidente do Conselho de Segurança do líder russo reuniu-se com Xi Jinping, que afirmou que a China espera que todos os envolvidos na crise ucraniana mantenham a contenção e resolvam as preocupações relacionadas com segurança através de meios políticos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Putin vai reunir-se com Xi Jinping esta semana
{{ noCommentsLabel }}